Negociações da UEFA podem levar clubes da Serie A a jogar partidas da Champions nos EUA
A UEFA e a Associação de Clubes Europeus (ECA) iniciaram negociações exclusivas com a empresa americana Relevent Sports para vender os direitos de transmissão das competições europeias na América do Norte. Essa parceria pode resultar na realização de jogos da Liga dos Campeões nos Estados Unidos no futuro, incluindo a participação de clubes da Serie A italiana.
A joint venture UC3, formada pela UEFA e ECA, anunciou o início das negociações para os direitos comerciais globais das competições masculinas de clubes da UEFA a partir de 2027. A decisão foi tomada após um processo de licitação aberto que atraiu propostas de várias agências globais e regionais.
Embora a agência suíça TEAM Marketing continue trabalhando com a UEFA para vender direitos de TV em outras partes do mundo, a entrada da Relevent Sports no mercado norte-americano aumenta as chances de que algumas partidas da Champions League sejam disputadas nos EUA.
Essa parceria fortalece a relação entre a UEFA, os principais clubes europeus e uma agência que se destacou por tentar trazer o futebol europeu para a América do Norte. A mudança ocorre em um momento em que vários dirigentes do futebol europeu expressaram interesse em levar partidas importantes para o outro lado do Atlântico, assim como as grandes ligas norte-americanas têm feito no sentido inverso.
Se concretizada, essa iniciativa representaria uma mudança significativa no cenário do futebol europeu, com potenciais impactos para os clubes da Serie A e seus torcedores.