O atacante Neymar, na época no Santos, revelou que no início de 2012, Josep Guardiola, que já tinha acordo com o Bayern de Munique, o convidou para se juntar ao clube alemão.
“Para piorar, por causa do Guardiola, quase fui para o Bayern. Eu estava prestes a receber o Prêmio Puskas na Suíça e estava no meu quarto. Meu pai me ligou às 2 da manhã. Ele disse que ia vir me ver. Guardiola estava com ele. Eu estava de cueca, rapidamente coloquei um short, porque não esperava por isso. Guardiola me disse que queria me ver no clube para onde ele estava indo.”
“Ele disse que faria tudo por mim. Ele disse que se eu não marcasse 60 gols por ano, ele mudaria de time. Eu perguntei para qual clube ele ia, ele respondeu que não podia dizer. Eu disse ‘Por favor’, e ele respondeu que ia assinar contrato com o Bayern. Ele disse que sabia que era uma cidade fria, não como Barcelona ou Madrid, mas prometeu cuidar de mim”, disse Neymar em entrevista ao Podpah.
Em julho de 2013, Neymar se transferiu do Santos para o Barcelona por 88 milhões de euros. Ele jogou pelo clube catalão até 2017.