O Porto confirmou oficialmente a nomeação do técnico italiano Francesco Farioli como o novo treinador principal da equipa, a partir da temporada 2025/26.
Um comunicado no site do clube refere: «Francesco Farioli é o novo treinador do FC Porto».
«O novo comandante do FC Porto, nascido há 36 anos numa pequena cidade da Toscana, tem um percurso de vida diferente do habitual. Futebolista amador e grande fã do desporto, nunca abandonou os estudos e licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Florença», acrescenta o comunicado.
Farioli chega ao Porto após um ano ao serviço do Ajax, nos Países Baixos, onde ele e a equipa tiveram um início de temporada promissor, mas perderam uma vantagem de nove pontos a cinco jornadas do fim da temporada 2024/25 e acabaram em segundo lugar, atrás do PSV Eindhoven.
Tendo deixado o Ajax por mútuo acordo em maio, alegando uma «diferença de princípios», Farioli assinou agora em Portugal um contrato inicial de dois anos, que vigorará até ao verão de 2027.
O Porto será o quinto clube no currículo de Farioli, seguindo-se aos períodos na Turquia com o Fatih Karagümrük e Alanyaspor, bem como no OGC Nice em França e no já mencionado Ajax.
O técnico de 36 anos substitui Martin Anselmi, que foi inicialmente nomeado em janeiro e conduziu a equipa ao terceiro lugar na liga, mas foi dispensado após um desempenho dececionante no Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA.