Não são tempos fáceis para a arbitragem espanhola em todas as suas vertentes. Em meio a conflitos com alguns clubes, incluindo o Real Madrid, e com a credibilidade em baixa, a FIFA surge agora para desferir um golpe que pode ser decisivo para o futuro. Numa competição nacional onde perderam parte da sua credibilidade, a organização presidida por Gianni Infantino apresentou a lista de árbitros para o torneio que começa em 15 de junho deste ano. A surpresa foi a ausência de árbitros espanhóis nessa lista.
Sem Árbitros Espanhóis em Campo
A apenas dois meses do início do primeiro Mundial de Clubes de grande escala, a FIFA finaliza os preparativos para uma competição que será o centro das atenções desportivas mundiais. Recentemente, o tema em destaque foram os árbitros responsáveis por conduzir os principais jogos deste evento desportivo global. Na lista divulgada pela FIFA, nenhum árbitro espanhol estará presente nos 63 jogos que serão realizados entre 15 de junho e 13 de julho, data da final. Esta notícia é um duro golpe para a arbitragem espanhola e pode ser considerada surpreendente, especialmente pela confiança depositada nos árbitros do país em competições europeias (Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência). Um exemplo notório é a designação de Sánchez Martínez como árbitro principal no jogo Aston Villa – PSG.
No total, haverá 11 árbitros europeus, todos nomeados por Pierluigi Collina, presidente da Comissão de Árbitros da FIFA, e Massimo Busacca, diretor da Subdivisão de Arbitragem da FIFA. Também não haverá árbitros italianos no Mundial. No entanto, estará presente François Letexier, árbitro francês que arbitrará o jogo Real Madrid – Arsenal no Santiago Bernabéu.
Espanhóis Presentes no VAR
Por outro lado, a notícia positiva é a presença de árbitros espanhóis na sala do VAR. Dois árbitros espanhóis, Del Cerro Grande e Hernández Hernández, estão entre os 24 selecionados para o vídeoárbitro.
Lista Completa de Árbitros Publicada pela UEFA
- Ramon Abatti – Brasil
- Omar Al Ali – EAU
- Ivan Barton – El Salvador
- Djahane Beida – Mauritania
- Juan Gabriel Benitez – Paraguai
- Espen Eskas – Noruega
- Alireza Faghani – Austrália
- Salman Falah – Qatar
- Yael Falcon Perez – Argentina
- Drew Fischer – Canadá
- Cristian Garay – Chile
- Mustapha Ghorbal – Argélia
- Mutaz Ibrahimi – Líbia
- Campbell-Kirk Kawana-Waugh – Nova Zelândia
- Istvan Kovacs – Roménia
- Francois Letexier – França
- Ma Ning – China
- Danny Makkelie – Holanda
- Szymon Marciniak – Polónia
- Said Martinez – Honduras
- Jean Jacques Ndala – RD Congo
- Glenn Nyberg – Suécia
- Michael Oliver- Inglaterra
- Tori Penso – EUA
- Cesar Ramos – México
- Wilton Sampaio – Brasil
- Issa Sy – Senegal
- Ilgiz Tantashev – Uzbequistão
- Anthony Taylor – Inglaterra
- Gustavo Tejera – Uruguai
- Facundo Tello – Argentina
- Clement Turpin – França
- Jesus Valenzuela – Venezuela
- Slavko Vincic – Eslovénia