A magia de Ranieri está funcionando. Uma verdadeira reviravolta operada por Claudio, que pegou a Roma na zona de rebaixamento e a elevou à frente de Milan e Fiorentina. E há mais: desde que assumiu o comando técnico dos giallorossi, foram conquistados 33 pontos (a Inter tem 36) e, em 2025, ainda não perdeu no campeonato. Desde o derby de janeiro, foram somados 26 pontos: ninguém fez melhor. Atrás estão os nerazzurri, com 21. E contra o Empoli, chegou o décimo segundo resultado útil consecutivo. Um desempenho de campeão para Ranieri, que na quinta-feira disputa o acesso às quartas de final da Liga Europa. A jornada recomeça com a vantagem de 2-1 sobre o Athletic Club, conquistada no Olímpico.
AS MUDANÇAS – Ranieri endireitou a temporada, como admitiu Mats Hummels: “Em poucos meses, tudo mudou”. Ranieri não mexeu na defesa de três, mas colocou os jogadores certos nos lugares certos. Angeliño deixou de jogar como zagueiro pela esquerda e passou a atuar apenas como quinto homem de meio-campo. Devolveu a Hummels o protagonismo no projeto, apesar dos recentes jogos no banco de reservas. E revitalizou jogadores como Celik, Cristante, Soulé e Baldanzi. Além disso, a gestão de Dybala é perfeita. Paulo está em ótimas condições físicas e jogando quase sempre. Teve um período de descanso contra o Empoli para estar 100% na quinta-feira.
O GRUPO – A força da Roma é a coesão do grupo, como foi com Mourinho nos primeiros dois anos. Superada a tempestade Juric, o grupo voltou a estar mais unido do que nunca. Todos os integrantes do elenco estão dando 100% pela Roma e Ranieri está dando espaço para todos. Ele utilizou todos os jogadores disponíveis, exceto o segundo goleiro Gollini. O clima de serenidade retornou, mas, acima de tudo, os resultados voltaram. A Roma conquistou a quinta vitória consecutiva: algo que não acontecia desde 2017. E voltou a vencer fora de casa: conquistou três pontos nas últimas partidas como visitante contra Udinese, Venezia, Parma e Empoli. Um milagre com a marca de Ranieri.
O FUTURO – Quem será o próximo treinador da Roma? No momento, ninguém sabe, talvez nem mesmo Dan Friedkin, que não se oporia a uma permanência de Claudio Ranieri, pelo contrário. O mesmo vale para a equipe e para Ghisolfi. Mas o técnico foi claro: “Deixem-me em paz…”. Ele não tem intenção de ficar e sua tarefa agora é propor um nome para os Friedkin para o próximo ano. Gasperini e Sarri continuam na disputa. Ranieri prometeu um treinador de ponta para o banco. Para muitos, o treinador já está em Trigoria…