O final da temporada parece estar a ser um desafio para Rodrygo. O jogador brasileiro, que tem enfrentado críticas pelo seu baixo rendimento em momentos cruciais, poderá ver a sua titularidade afetada nesta reta final. Faltando apenas 4 jornadas, a posição de Rodrygo na ala direita, considerada indiscutível, está em risco, até mesmo para o importante `Clássico` do próximo domingo contra o Barcelona. A opção de incluir Arda Güler, por outro lado, ganha força e apoio popular para Carlo Ancelotti. Güler tem sido um dos jogadores mais destacados neste fecho de temporada, brilhando ao lado de Mbappé. A sua atuação contra o Celta foi notável, com um golo e uma assistência para Kylian Mbappé, o que lhe valeu uma alta avaliação.
Rodrygo suplente no Clássico?
É a primeira vez que a posição de um atacante principal na equipa é posta em dúvida, até mesmo pelo próprio treinador do Real Madrid. Carlo Ancelotti, conhecido por não se prender a nomes, está agradavelmente surpreendido com o alto rendimento que Arda Güler tem mostrado no fecho da campanha. O jovem médio foi titular em dois dos últimos três jogos. E na final da Taça, apesar de ter entrado do banco, foi a segunda opção de Ancelotti, apenas atrás de Mbappé. Dado o excelente momento de Güler e o desempenho questionável de Rodrygo, é possível um `ultrapassar` no próximo e decisivo Clássico da Liga. Rodrygo não foi convocado contra o Celta devido a um problema de saúde, uma ausência que Güler aproveitou para ter uma atuação sensacional. O seu golo, assistência e todo o trabalho que demonstrou no tempo que esteve em campo conquistaram o aplauso de um Bernabéu rendido a uma das poucas esperanças a que se agarrar neste complicado final de ano.
Ancelotti optou por um esquema 4-4-2 e resultou bem. Especialmente durante os primeiros 70 minutos de jogo. A equipa voltou a jogar de forma mais sólida e com as ideias muito claras e, embora tenha custado a abrir o marcador, assim que o turco o fez, tudo fluiu. É certo que no final, dois erros quase complicaram o jogo. No entanto, a mensagem já tinha sido enviada. Tal foi a melhoria que não parece nenhuma loucura que o italiano aposte em repetir o mesmo esquema em Montjuic, o que proporcionaria a primeira titularidade de Arda num Clássico e a suplência de Rodrygo. Uma demonstração clara de que este sim é o caminho que Arda deve seguir. Sem dúvida, o turco atravessa o seu melhor momento na Casa Branca e isso é algo que o próprio Ancelotti reconheceu após o encontro: “Há dois meses critiquei os que estavam à volta de Güler e agora tenho de os felicitar”, sinal evidente de que tudo mudou entre o italiano e o turco.
O Futuro de Rodrygo
A situação de Rodrygo no fecho do ano é o oposto. De ser peça chave e um titular fixo, a estar em dúvida mais do que nunca. O seu final de temporada não foi nada bom. Substituído ao intervalo na final da Taça, o extremo perdeu aquela chispa e capacidade de decidir os jogos como fazia antes. Agora, o seu papel não é o de alguém fundamental. Tais são as dúvidas que o brasileiro está a deixar que até se põe em causa o seu futuro no Real Madrid. Para já não há nada certo, mas o que é evidente é que se chegar uma oferta interessante, o clube irá ouvi-la. O requisito: terá de estar acima dos 100 milhões de euros.