O PSG está imparável. A equipe comandada por Luis Enrique vive um momento de forma espetacular e demonstra sua superioridade não apenas na França, mas também na Europa. Após conquistar o título da liga no último sábado contra o Angers, o time parisiense repetiu o bom desempenho da Ligue 1, desta vez na Liga dos Campeões. Apesar de começar atrás no placar, o Paris Saint Germain dominou completamente seu adversário, o Aston Villa de Unai Emery, garantindo um excelente resultado para o jogo de volta em Birmingham. A grande reação do PSG na partida e o nível de excelência que vêm mostrando há vários meses geraram elogios e louvores de alguns membros da seleção francesa campeã mundial em 1998.
Encantados com Luis Enrique
“Acho que muitos de nós devemos um pedido de desculpas a ele”, afirmou o ex-meio-campista Emmanuel Petit. O ótimo trabalho do treinador espanhol no comando do PSG está fazendo com que muitos de seus críticos ou indecisos se juntem completamente ao seu projeto.
“Eles estão imparáveis agora. Estão confiantes e em uma ótima fase, são como um rolo compressor. A pressão deles sufoca o adversário, ‘mina’ o moral deles. O adversário recupera a bola para ‘respirar’ um pouco e rapidamente a perde. Conforme o jogo avançava, os jogadores do Villa perdiam a esperança. Aceitavam perder por apenas um gol de diferença”, destacou Bixente Lizarazu no ‘L’Équipe’.
Outro grande nome daquela França campeã, Marcel Desailly, teceu elogios à figura de Luis Enrique: “Não me surpreende o nível do PSG. Luis Enrique é obcecado por posse de bola e sabíamos que eles iriam construir uma equipe em torno de sua filosofia. Levou dois anos para que os jogadores se adaptassem ao seu estilo, mas ele tem jogadores muito habilidosos, com e sem bola, que entendem e leem bem o jogo. Na Liga, por exemplo, eles podem bater o recorde de invencibilidade como fez o Arsenal dos ‘Invencíveis’”.
E a onda de felicitações ao trabalho do treinador espanhol não parou. Johan Micoud, não fez parte do sucesso mundialista em 1998, mas esteve presente na seleção que se sagrou campeã da Europa em 2000. “A força de Luis Enrique é ter construído uma equipe de verdade. Todos jogam juntos e depois há talentos excepcionais capazes de driblar, marcar… Há pessoas que não são fãs do PSG, como eu, e adoram esta equipe. Adoro vê-los jogar“, admitiu no ‘L’Équipe’.
Por fim, Rio Ferdinand, também ficou impressionado com o jogo praticado pelo PSG após estar presente no Parque dos Príncipes. “Tanto ou mais do que a beleza dos gols, me impressionou a capacidade deles de recuperar a bola. O PSG jogou com a autoridade de uma equipe que já ganhou a Champions várias vezes… mas não é o caso deles. Eu os considero favoritos pela forma como os vi arrasar o Liverpool e como os vi dominar o Villa”, comentou o lendário zagueiro do Manchester United, agora comentarista.