Luciano Spalletti está atualmente à frente de seu último treino com a seleção italiana, após anunciar que deixará o cargo depois do jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo, que acontece na segunda-feira contra a Moldávia. Relembremos como a passagem de Spalletti pela seleção chegou ao fim e quais são os próximos passos esperados.
Spalletti Confirma Saída da Itália em Coletiva de Imprensa
Dois dias após a desastrosa derrota por 3 a 0 para a Noruega no primeiro jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo da campanha, Spalletti anunciou durante sua coletiva de imprensa pré-jogo que deixará sua posição como treinador da seleção nacional.
Spalletti disse à imprensa que o presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC), Gabriele Gravina, o informou que ele seria demitido, mas o técnico indicou que ainda assim renunciará após a partida contra a Moldávia na noite de segunda-feira.
A notícia chega após a derrota por 3 a 0 para a Noruega, que já complicou as coisas, pois a Itália está atualmente nove pontos atrás do topo do Grupo I nas Eliminatórias, posição necessária para a qualificação automática para a Copa do Mundo de 2026.
Spalletti também esteve à frente da seleção em uma campanha muito abaixo das expectativas na Euro 2024, que resultou na eliminação nas oitavas de final após uma derrota apática por 2 a 0 para a Suíça.
Embora tenha havido um início encorajador na campanha da Liga das Nações após a Euro em 2024, incluindo vitórias sobre França, Israel e Bélgica, a Itália terminou o grupo em segundo lugar e foi então derrotada em duas partidas pela Alemanha nas quartas de final.
Incluindo as quartas de final contra a Alemanha e a derrota para a Noruega, a Itália empatou uma vez e perdeu duas vezes em seus três jogos internacionais em 2025 até agora.
O Que Acontecerá em Seguida para Spalletti e Itália?
Spalletti está agora conduzindo seu último treino como técnico da seleção italiana, preparando a equipe para o segundo jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, que acontece na noite de segunda-feira em casa contra a Moldávia.
Spalletti confirmou que ainda estará com a equipe no Estádio Mapei na segunda-feira à noite, e que negociará os termos de sua saída com a FIGC logo em seguida. Assim que a rescisão de seu contrato for finalizada, Spalletti estará novamente livre para explorar outras oportunidades.
A Itália, por sua vez, está agora em busca de um novo treinador para guiar a equipe rumo à Copa do Mundo de 2026 e através do agora complicado processo de qualificação.
Relatórios de domingo afirmam que Stefano Pioli e Claudio Ranieri são os favoritos para o cargo, e que o primeiro é atualmente a opção mais “viável”.