Qua. Jun 4th, 2025

O Real Madrid confirmou ontem o que era um segredo guardado durante toda a temporada: não haverá títulos importantes em 2024/2025. Com a Supertaça Europeia e a Intercontinental garantidas no início, os merengues começaram bem a época com 2 em 2; no entanto, 2025 foi marcado por sombras, falhas e falta de competitividade. Um desastre que os deixou sem a Supertaça de Espanha em janeiro, sem a Liga dos Campeões nem a Taça do Rei em abril, e agora sem a Liga em maio. À espera do Mundial de Clubes em junho, trata-se de um ano `em branco` completamente inesperado após a campanha histórica do ano passado. O Real Madrid tem muito trabalho pela frente, atingiu o fundo do poço e precisa reagir imediatamente, pois não pode permitir outra temporada assim no próximo ano.

16 golos sofridos em quatro Clássicos

Um dado devastador. Um dado que exemplifica a vulnerabilidade merengue nesta temporada. Embora o Real Madrid tenha demonstrado enormes carências na defesa contra praticamente todas as equipas, foi o seu maior rival quem mais as expôs. O FC Barcelona `sangrou` os merengues; não são apenas quatro vitórias em quatro confrontos, mas os culés mostraram-se muito superiores em todos eles. Vários níveis abaixo durante toda a temporada 2024/2025, o Real Madrid não soube competir nem travar os azulgranas. O jogo de ontem foi o último exemplo.

Mbappé queria a Liga e colocou a equipa a vencer por 0-2 muito cedo, mas o resto da equipa deitou fora o `bis` do francês. Como se fosse um balão, o Real Madrid esvaziou completamente quando sofreu o golo de Eric García (1-2) aos 19 minutos. Caiu como um castelo de cartas. O resto da primeira parte foi um suplício para a equipa de Ancelotti, que fez `água` na defesa e foi para o intervalo a perder por um categórico 4-2. Tinham deitado fora uma vantagem de dois golos frente a um Barcelona `incisivo`, mas não brilhante. Já não haveria volta a dar e, apesar de `maquilhar` o resultado com o terceiro golo, a vitória que manteria o campeonato vivo nunca chegou.

Novamente goleados pela equipa catalã, uma constante nesta temporada. 0-4 no Bernabéu na Liga, 5-2 na final da Supertaça de Espanha, 3-2 na final da Taça do Rei e 4-3 ontem em Montjuic. Não é apenas o facto de o madridismo não ter tido nenhuma alegria contra o seu maior rival, mas sim de ter visto a sua equipa sofrer 16 golos em quatro jogos. Inaceitável.

Muitos visados

Tanto a derrota de ontem como os maus resultados ao longo de toda a temporada deixam vários visados no Real Madrid. Uma temporada negligente desde a presidência até aos jogadores, passando pelo treinador.

O primeiro visado é Florentino Pérez. Não procurou soluções para os diversos problemas do plantel e a equipa foi-o ressentindo cada vez mais. Quando Toni Kroos anunciou que se retirava, Florentino não mexeu uma palha para encontrar um substituto para o alemão que, mesmo não tendo o seu nível, possuísse o seu perfil e características comuns necessárias para organizar e fazer a equipa jogar. Também lhe é atribuído o facto de, com a vaga de lesões na defesa, também não ter mexido uma palha para contratar um lateral direito e um central no mercado de inverno.

Carlo Ancelotti é outro dos grandes responsáveis pelo mau desempenho do Real Madrid nesta temporada. O italiano não conseguiu fazer funcionar um plantel repleto de talento que tem capacidade para desenvolver um futebol muito mais completo do que o que demonstrou ao longo do ano. `Carletto` deu sinais evidentes de desgaste.

No plantel, também há vários nomes que não estiveram à altura. Lucas Vázquez é o mais óbvio, mas outros como Rodrygo, Vinícius, Bellingham, Camavinga ou Mendy também entram na lista.

By Tiago Mendonça

Tiago Mendonça vive na agitada Braga, onde mergulha diariamente no mundo do jornalismo desportivo. Com mais de 15 anos de experiência na cobertura de eventos desportivos em Portugal, desenvolveu um interesse particular pelo futebol e andebol, os dois desportos mais populares do país. Os seus artigos analíticos sobre previsões para jogos da Primeira Liga são regularmente publicados nas principais revistas desportivas. Tiago é conhecido pela sua capacidade de prever com precisão os resultados dos jogos, baseando-se numa análise detalhada de estatísticas e da forma atual das equipas. Além disso, apresenta um podcast popular sobre apostas desportivas, onde partilha informações privilegiadas e conselhos profissionais.

Related Post