Uma mudança de treinador se aproxima no Real Madrid. Apesar da equipe ainda estar focada no final da temporada, com a Copa do Rei e a Liga ainda em disputa, a ideia de uma renovação no comando técnico já é uma realidade dentro do clube. Busca-se um novo treinador que revitalize a competitividade da equipe e renove uma energia que parece ter se esgotado com Ancelotti. O italiano, visivelmente desgastado, não conseguiu extrair o melhor de seu elenco nesta temporada, e sua mensagem não ressoou no vestiário como em anos anteriores. Sua passagem está chegando ao fim, e os nomes de possíveis substitutos surgem rapidamente. O principal candidato continua sendo Xabi Alonso, mas um nome começou a ganhar força nos últimos dias: Jürgen Klopp.
Um Antigo Desejo
O técnico de Stuttgart está na lista de Florentino Pérez há muito tempo, mais de uma década. Sempre foi um treinador muito apreciado pelo presidente e pelo clube. Em 2015, inclusive, esteve perto de substituir Ancelotti, mas o clube branco acabou optando por Rafa Benítez.
Esta pode ser a ocasião perfeita para que Klopp e o Real Madrid finalmente cruzem seus caminhos. O alemão, após deixar o Liverpool na temporada passada, atualmente exerce o cargo de Diretor Global de Futebol da Red Bull, uma função distante dos bancos de reservas, e o desejo de voltar a treinar pode ter ressurgido. No entanto, segundo o veículo brasileiro `UOL Esporte`, Klopp só abriria as portas para a Seleção Brasileira ou para o Real Madrid.
O meio britânico TalkSport segue a mesma linha da informação brasileira. “Cada vez mais pessoas indicam que Klopp está ganhando força nos camarotes do Bernabéu. Pessoas próximas a Florentino Pérez estão sugerindo que o alemão talvez seja o único candidato capaz de corrigir o desastre tático desta temporada”, afirmam do Reino Unido.
Seja como for, a operação não parece nada fácil. Seu contrato com a Red Bull vai até 31 de dezembro de 2029, e liberá-lo custaria uma quantia considerável de dinheiro.
Uma Referência Mundial
Falar de Klopp é falar de um dos melhores treinadores do mundo. Seu estilo de jogo, implementado com sucesso em grandes equipes como Borussia Dortmund e Liverpool, entre outras, é uma referência no futebol europeu. Um futebol `rock and roll`, com transições constantes, velocidade e intensidade que encantaria o Santiago Bernabéu. Uma mudança radical em relação ao que se viu nesta temporada, com um Madrid apático e com uma proposta acanhada.
Seu currículo o avaliza, e um desafio como o Real Madrid não seria grande demais para ele. Já assumiu o comando em outras situações difíceis e, graças à sua personalidade avassaladora, foi capaz de criar projetos vencedores.
O treinador alemão elevou o Borussia Dortmund à elite europeia, um clube que havia perdido relevância em sua história recente. Klopp assumiu o comando dos aurinegros em 2008 e, sete anos depois, saiu com duas Bundesligas, duas Supercopas da Alemanha e uma Copa da Alemanha. Além disso, fez o Dortmund retornar a uma final da Champions League 16 anos depois.
Sua seguinte e última aventura nos bancos de reservas até o momento, ampliou sua lenda. Klopp foi o encarregado de despertar um gigante adormecido, o Liverpool. Assumiu o time `red` quando ocupava posições de Europa League e o fez ser campeão da Champions apenas quatro anos depois. Mas seus sucessos na Inglaterra não pararam por aí, também quebrou uma sequência negativa que assolava os de Anfield há 30 anos. O Liverpool, sob seu comando, finalmente conquistou o título da Liga que tanto resistia. Além disso, conquistou duas Copas da Liga, uma FA Cup, uma Community Shield, uma Supercopa da Europa e um Mundial de Clubes.