Quando um ciclo se encerra, outro começa, e o Manchester City se prepara para sua próxima fase sob o comando de Pep Guardiola, após uma temporada desafiadora no Etihad.
A equipe que conquistou a tríplice coroa há dois anos pode ser bastante reformulada em breve, com Kyle Walker já emprestado ao AC Milan e Kevin De Bruyne com futuro incerto devido ao término de seu contrato.
Além disso, há muitos rumores sobre o futuro de Jack Grealish no clube, e um novo goleiro também pode ser contratado, já que Guardiola alternou entre Ederson e Stefan Ortega nesta temporada.
Com um elenco que se tornou um tanto envelhecido, os Citizens começaram a olhar para o futuro com algumas contratações notáveis em janeiro, com Vitor Reis (19), Abdukodir Khusanov (20) e Nico Gonzalez (23) chegando como parte de uma extensa reformulação.
Com a sensação egípcia Omar Marmoush também contratada por 59 milhões de libras, a evolução do elenco já está em pleno andamento em Manchester, e é empolgante imaginar como seria o time titular na próxima temporada, com ainda mais contratações.
1 GK – James Trafford
Como afirmou o comentarista Jamie Carragher após a derrota para o Real Madrid na Liga dos Campeões, `chegamos a um ponto no Man City em que eles precisam de um novo goleiro`, em meio à queda de forma de Ederson recentemente.
Com o brasileiro também tendo apenas mais um ano de contrato, adquirir um substituto adequado certamente deve ser uma prioridade, com o jogador formado na base James Trafford sendo uma escolha potencial devido à cláusula de recompra em sua transferência para o Burnley.
O jogador de 22 anos notavelmente manteve 12 jogos sem sofrer gols consecutivos no Championship no início desta temporada, com o técnico Scott Parker afirmando que ele tem `um potencial absolutamente enorme`. Um reencontro com o City seria bem-vindo.
2 RB – Achraf Hakimi
Com Walker atualmente no Milan, a prioridade é encontrar um sucessor para o experiente inglês na lateral direita, com Achraf Hakimi entre os nomes que têm sido mencionados recentemente.
Ex-jogador do Real Madrid – tendo também jogado pela Inter e Borussia Dortmund – o craque marroquino é um jogador de grande qualidade, e aos 26 anos, ainda tem muito tempo no auge.
O ponto forte do lateral reside particularmente em sua qualidade ofensiva, tendo registrado 11 assistências em todas as competições nesta temporada, garantindo que ele poderia ser o homem certo para municiar Erling Haaland e companhia.
3 CB – Abdukodir Khusanov
Após superar uma estreia instável contra o Chelsea, na qual presenteou os Blues com o primeiro gol, o jovem Khusanov impressionou na defesa do City, chamando a atenção por seus atributos físicos recentemente.
O ex-jogador do Lens claramente impressionou seu treinador, com Guardiola afirmando no início deste mês: `O impacto tem sido muito bom. Não podemos exigir que ele faça algo que ele ainda precisa fazer. Mas defensivamente e a agressividade e a concentração são enormes, é realmente bom.”
O futuro certamente parece promissor para o zagueiro promissor.
4 CB – Ruben Dias
Após o empate por 2 a 2 com o Brighton, o City já sofreu 40 gols no campeonato nesta temporada, seu pior recorde desde que Guardiola assumiu o comando em 2016.
Melhorias certamente precisam ser feitas, embora Ruben Dias deva permanecer como a base da equipe, tendo sido em grande parte um `paredão` no Etihad nos últimos anos, segundo o ex-defensor do City, Michael Ball.
5 LB – Josko Gvardiol
Talvez uma das escolhas mais fáceis nesta equipe, Josko Gvardiol se firmou na lateral esquerda recentemente, tendo demonstrado repetidamente sua capacidade ofensiva ao marcar cinco gols na Premier League nesta temporada.
Embora tenham surgido dúvidas sobre sua qualidade defensiva, o croata deve continuar sendo um pilar na defesa. Como Ben McAleer, do The Guardian, afirmou em maio, o jogador de 23 anos é o `defensor perfeito para uma equipe de Pep Guardiola`.
6 DM – Rodri
Ah, como ele fez falta.
Descrito como `insubstituível` por seu técnico após sua lesão cruel no início da temporada, Rodri deixou um vazio considerável no meio-campo em 2024/25, com o City lutando para lidar sem seu herói vencedor da Bola de Ouro.
Sim, Guardiola pode ter encontrado seu `mini Rodri` no já mencionado Gonzalez, mas quando Rodri retornar, o espanhol será mais uma vez o principal homem no meio-campo.
7 DM – Bruno Guimaraes
Anteriormente comparado a De Bruyne em sua transferência para o Newcastle United em janeiro de 2022, Bruno Guimaraes pode ser a nova peça central do meio-campo de Guardiola, tendo sido novamente ligado a uma transferência para o Etihad no verão.
A máquina brasileira – que acumulou 44 gols e assistências em 144 jogos por seu clube atual – foi recentemente uma peça central do triunfo do Magpies na Carabao Cup, embora mais troféus possam estar reservados se ele deixar St James` Park para trás.
Capaz de atuar como número seis ou como número oito, o jogador de 27 anos pode representar o parceiro perfeito para Rodri, tendo sido até elogiado como um `excepcional meio-campista defensivo` no passado por Guardiola.
8 RW – Phil Foden
Um dos poucos jogadores que mantiveram um nível de desempenho consistente nesta temporada, Phil Foden continua sendo um dos primeiros nomes na escalação de Guardiola.
Com 24 gols e assistências em todas as competições, o jogador de 24 anos está se tornando um talento de classe mundial e deve continuar a brilhar no futuro.
9 AM – Omar Marmoush
Uma das novas contratações de janeiro que pode causar um grande impacto, Omar Marmoush parece ser um jogador com imenso potencial.
O atacante egípcio – que pode jogar em toda a linha de frente – marcou 16 gols e deu nove assistências pelo Eintracht Frankfurt nesta temporada e pode ser o homem ideal para substituir De Bruyne na função de meio-campista ofensivo.
10 LW – Nico Gonzalez
Outro recém-chegado que pode se tornar um jogador importante no futuro é Nico Gonzalez, que parece ser um jogador com potencial para o futuro.
Apelidado de `o novo De Bruyne` pelos olheiros do City, o ex-jogador do Barcelona pode ser exatamente o que Guardiola precisa para substituir o craque belga a longo prazo.
11 ST – Erling Haaland
Quem mais poderia ser?
Apesar de sua recente seca de gols, Erling Haaland ainda é um dos melhores atacantes do mundo, e o City precisará que ele esteja em sua melhor forma se quiser voltar a competir por grandes troféus.