O futebol francês encontra-se num momento crucial, à beira de uma transformação radical. A Federação Francesa de Futebol (FFF) propôs substituir a atual estrutura de governança da Ligue de Football Professionnel (LFP) por um modelo inspirado na bem-sucedida Premier League inglesa.
Esta reforma visa afastar-se de um modelo centrado num presidente eleito com poder executivo, optando por uma estrutura liderada por um CEO. Este CEO responderia diretamente aos clubes, que teriam a capacidade de o contratar e demitir conforme necessário. A iniciativa procura modernizar a gestão da liga e torná-la mais proativa, especialmente no contexto da atual crise financeira que afeta o desporto.
Olivier Létang, presidente do Lille OSC e membro da comissão da FFF encarregada de repensar o futebol francês, sublinhou a urgência da situação em declarações ao L`Équipe: “A situação é de emergência, por isso a mudança era necessária. Mas isso pode levar tempo, pois obviamente dependerá da agenda política. Entretanto, temos de encontrar soluções para gerar as receitas necessárias para a competitividade dos clubes franceses, e até para a sobrevivência de alguns.”
Létang continuou, afirmando que “A situação é crítica e, portanto, é uma oportunidade tremenda para rever o modelo existente.” Ele enfatizou a necessidade de “avançar e ter uma visão ambiciosa e empreendedora… Todos os momentos difíceis são oportunidades para mudar e ter a coragem de tomar as decisões certas. Vamos olhar para a frente e trabalhar na construção de uma estrutura altamente profissional, gerida com grande competência. Vamos avançar, mas vamos avançar rapidamente.”
Proposta do Modelo Premier League no Senado Francês
A FFF já começou a preparar as bases legais para esta reforma. A proposta será apresentada ao Senado francês em junho. Caso obtenha aprovação nesta fase, a FFF terá a oportunidade de levar o projeto de lei à Assembleia Nacional para aprovação final no outono.