O Transfermarkt divulgou a lista dos clubes europeus que mais gastaram dinheiro em contratações nos últimos dez anos – incluindo mercados de verão e inverno. Nesta grande lista, que inclui duas equipas espanholas, destaca-se a ausência do Real Madrid. Este é o ranking dos clubes que mais gastaram em transferências nos últimos 10 anos:
- Liverpool
Os ‘Reds’ são a décima equipa que mais gastou em contratações na última década, com um total de 1.260 milhões de euros. A contratação mais cara da lista é Darwin Núñez, que custou um total de 85 milhões.
- Atlético de Madrid
O Atlético de Madrid é o primeiro clube espanhol a aparecer na lista. Com um gasto de 1.280 milhões de euros, o Atlético ocupa o penúltimo lugar da tabela. A contratação mais cara dos rojiblancos foi João Félix por 127,20 milhões.
- Tottenham
O clube londrino ocupa o terceiro lugar a contar do fim, com um gasto total de 1.310 milhões de euros. A contratação mais cara dos ‘Spurs’ chegou nesta temporada com a incorporação de Dominike Solanke por 64,30 milhões.
- Arsenal
Noutro bairro de Londres localiza-se o sétimo classificado. O Arsenal gastou 1.440 milhões de euros e a sua contratação mais cara é Declan Rice por 116,60 milhões.
- Barcelona
O Barcelona ocupa o sexto lugar da lista com um gasto de 1.590 milhões de euros. A contratação mais cara é Coutinho por 180 milhões de euros, mas destacam-se outras como Dembelé por 135 milhões ou Griezmann por 120.
- Juventus
A Vecchia Signora é a única equipa italiana da lista com um gasto de 1.810 milhões de euros. A contratação mais cara é a de Cristiano Ronaldo por um total de 117 milhões.
- PSG
O clube parisiense fica às portas do pódio com 1.890 milhões de euros de gasto. No PSG destacam-se, sobretudo, as transferências mais caras da história do futebol: Neymar por 222 milhões e Mbappé por 180.
- Manchester United
O clube de Manchester leva a medalha de bronze com um gasto total de 1.970 milhões de euros. A operação mais cara dos ‘red devils’ foi Paul Pogba por 105 milhões.
- Manchester City
Não é preciso sair da cidade para encontrar o segundo da lista. O Manchester City gastou um total de 2.060 milhões de euros numa década em que se destacam operações como Jack Grealish por 118 milhões ou Josko Gvardiol por 90.
- Chelsea
O clube ‘blue’ ocupa o primeiro lugar de uma lista que inclui até seis clubes ingleses. Com um gasto de 2.620 milhões de euros, é a equipa que mais gastou em transferências na última década com muita diferença. O final do período de Roman Abramovich somado ao investimento de Todd Boehly tornaram o Chelsea o principal impulsionador dos diferentes mercados de contratações; destaca-se o mercado de inverno de 22/23 quando gastaram mais de 330 milhões de euros. As operações mais caras são as de Enzo Fernández e Moisés Caicedo por mais de 120 milhões de euros cada uma.