Os 58 gols de bola parada marcados pelo Arsenal sob o comando de Mikel Arteta
Desde que Mikel Arteta assumiu como técnico do Arsenal, o clube se tornou uma verdadeira ameaça nas bolas paradas. Com a chegada do especialista Nicolas Jover, os Gunners aprimoraram ainda mais essa arma, que pode ser decisiva na luta pelo título da Premier League.
Na temporada 2019/20, o Arsenal marcou apenas 2 gols de bola parada, ambos contra rivais do “Big Six”. Já em 2020/21, o número subiu para 8 gols, com Gabriel Magalhães se destacando como uma grande ameaça nos escanteios.
A evolução continuou em 2021/22, com 11 gols marcados dessa maneira. Gabriel se consolidou como o principal finalizador, marcando 3 vezes. Everton e Leicester foram as principais vítimas, sofrendo 2 gols cada em um único jogo.
Com a chegada de jogadores como Declan Rice e a evolução tática da equipe, o Arsenal se tornou ainda mais perigoso nas bolas paradas. Atualmente, ver Bukayo Saka ou Rice se posicionando para cobrar um escanteio ou falta é motivo de apreensão para os adversários.
Essa evolução nas jogadas ensaiadas é fruto do trabalho de Arteta e sua comissão técnica, especialmente Nicolas Jover. O aprimoramento nesse fundamento pode ser um diferencial importante na busca pelo título inglês que foge ao Arsenal há quase duas décadas.