Leandro Paredes disse adeus à Roma pela segunda vez, concluindo o seu regresso à “casa”, o Boca Juniors, após ter disputado 135 partidas oficiais pelos Giallorossi.
Apesar de ter conquistado tudo o que havia para conquistar com a seleção argentina, incluindo o Campeonato do Mundo de 2022 e duas edições da Copa América, todos os seus troféus a nível de clubes foram ganhos com o PSG, Boca Juniors ou Zenit St. Petersburg.
O campeão do mundo partilhou uma mensagem emotiva no Instagram: “Não sei por onde começar. Vocês foram os primeiros a acolher-me quando ainda era uma criança, a dar a mim e à minha família o amor que precisávamos para nos sentirmos em casa, e foi assim que nos sentimos.”
“A ROMA será sempre a minha segunda casa, foi o meu primeiro e último clube na Europa. Estou tão desapontado por nunca ter conseguido ganhar algo convosco, mas parto com a certeza de que dei tudo de mim. Espero ter sido um grande profissional e um exemplo para todas as crianças, mas acima de tudo uma boa pessoa.”
“Dois dos meus filhos são Romanos, mas todos os três são Romanistas. Chegou o momento de regressar a casa, onde sempre sonhei ir, para o clube do meu coração. Sei que a grande população Romana e Romanista me compreenderá.”
“Obrigado a toda Roma e à Roma, vamos levar-vos sempre no coração, que será eternamente Giallorossi. Amo-vos.”
O médio é um produto da academia do Boca Juniors, mas deixou o clube para iniciar a sua carreira na Europa em Itália, primeiro com uma breve passagem pelo Chievo em 2014. Disputou apenas um jogo pela equipa de Verona, servindo como forma de aclimatação em conjunto com a Roma.
Juntou-se então à Roma em 2014, tendo um período de empréstimo ao Empoli antes de ser vendido ao Zenit St. Petersburg em 2017. Após passagens pelo Paris Saint-Germain e Juventus, regressou à Roma em 2023.
O seu regresso ao Boca Juniors foi facilitado por um “acordo de cavalheiros” que permitia a sua saída por 3,5 milhões de euros, valor que o clube argentino concordou em pagar na íntegra.