De acordo com relatos recentes, o treinador do Manchester City, Pep Guardiola, fez um pedido pessoal ao clube para contratar um guarda-redes “incrível” como potencial substituto para Ederson.
Guardiola insatisfeito após eliminação surpreendente no Mundial de Clubes
Poucos poderiam ter previsto a chocante eliminação dos “Citizens” no Mundial de Clubes às mãos do Al-Hilal. Isso foi particularmente inesperado, considerando que a equipa de Guardiola mostrou a forma de outrora na vitória por 5-2 sobre a Juventus no seu último jogo da fase de grupos.
No entanto, o Al-Hilal acabou por avançar para os quartos de final com uma vitória por 4-3. Ederson fez apenas duas defesas durante toda a partida, um desempenho que continuou uma campanha de 2024-25 que muitos consideram ter ficado aquém dos elevados padrões habituais do brasileiro.
Roy Keane foi particularmente crítico em relação ao guarda-redes na temporada passada, afirmando que ele estava “a safar-se impune” e sugerindo que Guardiola deveria considerar deixar o seis vezes vencedor da Premier League no banco.
Crucialmente, o treinador do City também está a ficar cada vez mais insatisfeito com as exibições de Ederson. Um relatório de Espanha indica que Guardiola ficou profundamente descontente com a eliminação da sua equipa no Mundial de Clubes e deseja assinar um novo guarda-redes este verão.
Consequentemente, Pep solicitou pessoalmente a contratação do guarda-redes do FC Porto, Diogo Costa. O jogador está protegido por uma cláusula de rescisão no seu contrato avaliada em 75 milhões de euros (£65 milhões), um valor que está dentro do orçamento do Manchester City.
Diogo Costa está aberto a deixar o clube português este verão, apesar de o seu contrato ir até 2027. O guarda-redes está ansioso por testar-se a um nível de elite antes do Campeonato do Mundo de 2026.
Guardiola vê o internacional português como um jogador completo e que se adequaria bem ao seu estilo de jogo. O City já está a dar passos para garantir a sua assinatura, e o negócio poderá acelerar nas próximas semanas.
O `Incrível` Costa impressiona no clube e na seleção
O seu colega de seleção, Diogo Dalot, já expressou grande admiração pelo guarda-redes no passado, comentando: “Acho que o segredo de Portugal é Diogo Costa. Diogo Costa é o segredo mais bem guardado do futebol europeu e hoje ele mostrou-se.”
“Hoje, acho que ele atingiu um nível completamente diferente. A situação de um para um foi incrível. Depois, ele teve a concentração para fazer três defesas consecutivas. Temos de estar muito orgulhosos dele.”
O jogador de 25 anos não só chamou a atenção pelas suas performances na seleção, mas também manteve um alto nível no Porto ao longo do último ano. Ele apresenta uma percentagem de jogos sem sofrer golos impressionantemente alta quando comparado com outros guarda-redes.
Métrica chave de guarda-redes | Média por 90 min |
Percentagem de jogos sem sofrer golos | 50% (95º percentil) |
Golos sofridos | 0.84 (90º percentil) |
Embora as exibições de Ederson tenham sido motivo de preocupação para Pep, substituir o internacional brasileiro será uma tarefa difícil, dada a sua importância nos recentes sucessos do City. No entanto, Diogo Costa mostrou ter o potencial para ser um digno sucessor entre os postes.