Sex. Abr 18th, 2025

Pep precisa agora colocar Grealish no banco e libertar Marmoush

Com 11 jogos para o fim da temporada, o Manchester City enfrenta um verdadeiro desafio para garantir a qualificação para a Liga dos Campeões da próxima época. Após a vitória sobre o Tottenham no último jogo, com um golo solitário de Erling Haaland, a equipa de Pep Guardiola ocupa o quarto lugar. No entanto, seis clubes, até ao Aston Villa no décimo lugar, estão a cinco ou menos pontos de distância.

No próximo sábado, os Citizens defrontam o Nottingham Forest, equipa que está uma posição e um ponto acima na tabela. Para conquistar os três pontos no City Ground, poderá ser o momento ideal para Guardiola libertar a sua implacável estrela atacante.

A má forma contínua de Jack Grealish

Jack Grealish foi titular na vitória da Taça FA sobre o Plymouth Argyle no fim de semana passado, mas não joga como titular num jogo da Premier League desde antes do Natal. As suas estatísticas sublinham o porquê.

As performances de Grealish nesta temporada têm sido descritas como ‘fracas’, com a agravante de ter sido ‘prejudicado por lesões’.

Já passaram 448 dias, e a contagem continua, desde o último golo de Premier League do jogador de 29 anos, tendo apontado apenas dois golos esta época. Um deles foi de penálti na goleada por 8-0 ao Salford e o outro na derrota frente ao Paris Saint-Germain, ambos em janeiro.

No total, Grealish marcou apenas 16 golos em 151 jogos pelos Sky Blues, um retorno pouco impressionante para alguém que custou 100 milhões de libras, um recorde de transferência britânico na altura.

O próprio Grealish admitiu que este tem sido o ‘ano mais difícil da sua vida’. Há quem acredite que ele está ‘a desperdiçar o seu talento’, e quem rotule o seu desempenho como ‘mais do que dececionante’.

Assim, em vez de escalar Grealish, Guardiola deveria incluir no ataque, no sábado, a mais recente contratação de peso do Man City.

O substituto perfeito de Grealish no Manchester City

O Manchester City contratou Omar Marmoush ao Eintracht Frankfurt por 63 milhões de libras em janeiro. O avançado egípcio já começou a justificar o seu valor em apenas oito jogos pelo clube.

O jogador de 26 anos marcou o primeiro hat-trick da sua carreira sénior contra o Newcastle no mês passado, após o qual o seu parceiro de ataque, Haaland, o descreveu como ‘algo especial’ e ‘um jogador fantástico’.

Antes de se mudar para Manchester, Marmoush esteve em grande forma pelo Frankfurt esta época, marcando 20 golos em apenas 26 jogos, com uma média de um golo a cada 103 minutos, levando um analista a descrevê-lo como ‘implacável’.

Vejamos agora como os seus números se comparam aos de Grealish.

Comparação entre Jack Grealish e Omar Marmoush em 2024/25
Estatísticas Jack Grealish Omar Marmoush
Jogos 26 34
Minutos 1,319 2,630
Golos 2 23
Assistências 5 14
Golos – xG -0.8 +7.7
Remates à baliza por 90 min 1.92 4.31
% de Remates à baliza 30.8% 44.8%
% de Dribles bem-sucedidos 52% 42.9%
Ações criadoras de remates por 90 min 5.9 5.21
Toques por 90 min 64.56 41.73

Não é surpreendente que Marmoush supere Grealish na maioria das métricas de ataque, embora Grealish tenha uma classificação mais elevada nas estatísticas criativas por 90 minutos, nomeadamente percentagem de dribles bem-sucedidos, toques por 90 minutos e ações criadoras de remates por 90 minutos.

No entanto, o egípcio é bastante superior em termos de remates, precisão de remates, assistências e golos, com Marmoush a superar significativamente o seu xG esta época, acumulando um valor de +7,7. Em comparação, o jogador da Premier League com o valor mais elevado esta época é Chris Wood, com +7,4, que será o adversário de sábado.

Assim, contra uma equipa do Forest que ocupa o quarto lugar na Premier League esta época, tanto em golos sofridos como em xG consentido, bem como o segundo lugar em jogos sem sofrer golos, os golos não serão fáceis de alcançar. É por isso que Guardiola deve escalar a sua nova estrela atacante no próximo sábado.

By Rui Queirós

No coração do Porto, vive e trabalha Rui Queirós, um dos analistas desportivos mais perspicazes de Portugal. A sua profunda compreensão do futebol, futsal e râguebi permite-lhe criar conteúdos únicos sobre os aspectos táticos do jogo. Diariamente, analisa as últimas notícias do desporto mundial, com especial atenção às equipas portuguesas em competições internacionais. Rui desenvolveu a sua própria metodologia para avaliar a probabilidade dos resultados desportivos, ajudando os leitores a fazerem apostas mais informadas. A sua coluna semanal de previsões desportivas tem uma das maiores taxas de precisão do país.

Related Post