PERFIL | Brendan Chardonnet – O herói local de Brest que se tornou capitão do clube
Nascido na pequena vila de Saint-Rénan, Brendan Chardonnet é o verdadeiro símbolo do Stade Brestois. O zagueiro de 29 anos fez sua estreia pelo clube em 2013, no jogo de despedida de David Beckham pelo Paris Saint-Germain. Desde então, sua trajetória tem sido marcada pela dedicação e evolução constante.
Após mais de 200 jogos pelos Piratas e agora como capitão, Chardonnet personifica a alma de um time que superou todas as expectativas. Além de ser o “garoto local que deu certo”, ele tem sido um dos zagueiros mais consistentes da Ligue 1 no último ano. Sua leitura de jogo e capacidade de sair jogando são qualidades destacadas.
Na temporada passada, formou uma das duplas de zaga mais sólidas do campeonato ao lado de Lilian Brassier. O Brest teve a segunda melhor defesa da liga, atrás apenas do Nice. Chardonnet mal perdeu minutos em campo, sendo poupado em apenas uma partida.
Com a classificação histórica para a Liga dos Campeões, Chardonnet tem sido um líder dentro e fora de campo. “Tentamos proporcionar emoções aos torcedores de Brest e a toda a França”, afirmou o capitão sobre a campanha do clube na competição europeia.
Apesar das mudanças no elenco e da queda de rendimento defensivo na atual temporada, Chardonnet segue como referência e pilar da equipe. Recentemente, renovou seu contrato até 2027, podendo se tornar o jogador com mais partidas na história do Stade Brestois.
A trajetória de Brendan Chardonnet se confunde com a ascensão do Brest ao cenário europeu. Como capitão e ídolo local, ele representa perfeitamente a conexão entre o clube e a cidade neste momento histórico.