Sex. Jan 17th, 2025

PERFIL | Gaëtan Perrin finalmente deixa sua marca na Ligue 1

O ano de 2024 marcou o retorno do futebol da Ligue 1 ao Stade de l’Abbé-Deschamps. O AJ Auxerre, sob o comando de Christophe Pélissier, conquistou a Ligue 2 na temporada passada e tem impressionado em seu retorno à elite do futebol francês. No centro desse sucesso está Gaëtan Perrin.

O atacante nascido em Lyon juntou-se ao Auxerre em 2021 e, nas últimas duas temporadas, tornou-se o coração do ataque da equipe. Sua dedicação, tenacidade e talento permitiram que ele se destacasse nas diferentes formações táticas do AJA, tanto na Ligue 2 quanto agora na Ligue 1.

A temporada 23/24 terminou com Perrin sendo celebrado na Equipe do Ano, com sete gols e 10 assistências. Na Ligue 2, o Auxerre dominou regularmente a posse de bola, com uma média de 57,2% por jogo – a segunda maior da liga. Perrin foi fundamental na criação de chances, sendo o jogador que mais criou grandes oportunidades ao longo da temporada.

Curiosamente, sua forma goleadora em 2024 só chegou com o retorno à Ligue 1. Ele não marcou na Ligue 2 após dezembro de 2023, mas sua importância para o sucesso do AJA nunca diminuiu. O Auxerre perdeu apenas três jogos na Ligue 2 em 2024 – dois dos quais Perrin não começou como titular.

O verão trouxe um desafio significativo para o Auxerre com a surpreendente saída de sua estrela Gaulthier Hein para o Metz. O AJA respondeu com a contratação de Hamed Traorè, emprestado pelo AFC Bournemouth.

Nove contribuições para gols já para Perrin

A grande questão era se Perrin e Troarè poderiam formar uma parceria tão eficaz quanto a de Perrin e Hein – desta vez na Ligue 1. É uma questão que a dupla respondeu de forma contundente. Perrin abraçou sua nova responsabilidade e está tendo um retorno impressionante ao futebol da Ligue 1, com cinco gols e quatro assistências até agora nesta temporada.

Na Ligue 1, Christophe Pélissier está configurando o AJA para jogar um estilo de futebol mais baseado em contra-ataques do que jogavam na Ligue 2, especialmente em jogos fora de casa. Perrin personifica sua equipe do AJA. Em uma configuração que prioriza tenacidade e eficácia, Perrin tem proporcionado momentos mágicos.

Ele não é como a maioria dos atacantes modernos. Seu jogo não é sobre explosividade no ataque, nem sobre truques e exibicionismo. Apelidado de ‘Le Combattant’, Perrin é um jogador entrando no auge de sua carreira em uma equipe que trouxe de volta o orgulho aos torcedores do Auxerre.

By Tiago Mendonça

Tiago Mendonça vive na agitada Braga, onde mergulha diariamente no mundo do jornalismo desportivo. Com mais de 15 anos de experiência na cobertura de eventos desportivos em Portugal, desenvolveu um interesse particular pelo futebol e andebol, os dois desportos mais populares do país. Os seus artigos analíticos sobre previsões para jogos da Primeira Liga são regularmente publicados nas principais revistas desportivas. Tiago é conhecido pela sua capacidade de prever com precisão os resultados dos jogos, baseando-se numa análise detalhada de estatísticas e da forma atual das equipas. Além disso, apresenta um podcast popular sobre apostas desportivas, onde partilha informações privilegiadas e conselhos profissionais.

Related Post