Peter Lim nega que o Valência esteja à venda. Apesar dos fortes rumores nas últimas semanas sobre a possibilidade de o principal acionista querer terminar o seu ciclo no clube, a direção do empresário de Singapura desmentiu essa hipótese através de um comunicado oficial divulgado ao ‘The Business Time’, um meio de comunicação de Singapura – país natal de Peter Lim – especializado em economia.
A Meriton Holdings, a empresa de Peter Lim que detém 91% do capital do Valência, emitiu um comunicado oficial no qual nega que o clube esteja à venda: “A Meriton quer deixar claro que tais notícias são falsas. O Valência CF não está à venda e mantém o seu compromisso com o Valência CF”. Com este comunicado, que foi divulgado aos meios de comunicação de Singapura, ficam claras as intenções do empresário, que nem sequer considera a venda do clube. Desta forma, os rumores sobre uma possível mudança de propriedade são desmentidos; recentemente, a rádio COPE anunciou que Peter Lim teria fixado um valor de 400 milhões de euros para a venda do clube, notícia que teve grande repercussão em vários meios de comunicação. Muitas informações foram mais longe e algumas chegaram a mencionar nomes de potenciais compradores, como Nasser Al Khelaifi. Estas declarações surpreendem pela sua contundência: eram sempre diferentes porta-vozes que desmentiam as polémicas, no entanto, desta vez, foi a imprensa especializada em economia de Singapura que publicou a negação do presidente a uma possível venda.
Importância das Declarações
Embora seja verdade que a situação da propriedade do Valência está no centro das atenções mediáticas há anos, não é por acaso que estas declarações surgem agora. O Valência está em plena negociação com o Goldman Sachs (um banco americano) para a assinatura de um empréstimo de 325 milhões de euros. Uma mudança de propriedade implicaria o fim destas negociações, pelo que é importante para o clube que não haja dúvidas sobre a continuidade do empresário de Singapura. Veremos se este acordo se concretiza (a posição final do clube na La Liga será fundamental) e como reage a torcida valenciana ao comunicado do proprietário do clube.
Mudanças na Presidência
Outra das grandes mudanças que ocorrerão na liderança do Valência será na presidência. A atual presidente, Lay Hoon, está prestes a deixar o cargo. O seu substituto será o filho de Peter Lim, Kiat Lim. Resta saber se esta mudança de liderança alterará o rumo de um clube muito criticado pelos seus próprios torcedores nos últimos anos.