Polêmica do VAR: Mão de Coco em Atalanta-Torino não é considerada pênalti
A decisão do VAR de não marcar pênalti por uma suposta mão na bola de Saul Coco na área do Torino gerou controvérsia, especialmente por parte de Gian Piero Gasperini, que protestou veementemente após a partida Atalanta-Torino. Embora o braço do defensor parecesse aberto, o VAR considerou a posição adequada devido à proximidade do lance.
Tommasi comentou: “Na nossa opinião, não é pênalti. Se o defensor está em oposição, mas em um movimento natural… Ou pedimos ao defensor para colocar o braço atrás das costas em uma posição não natural, ou…”
Parolo acrescentou: “Os defensores estão começando a defender com as mãos atrás das costas quando têm tempo. Então, basta que todos se abaixem para ocupar mais espaço. Um exemplo? O pênalti marcado contra o Monza com a bola indo para a arquibancada e não para o gol…”
Tommasi concluiu: “Se ele se fizer maior em oposição, então sim. Mas aqui há uma distância próxima, uma posição natural. Nunca pedimos para defender com as mãos atrás das costas em nossas reuniões. A abordagem natural ao confronto ainda é válida. Você já viu isso na Europa? Não, e aqui usamos o mesmo critério”.