Sex. Abr 18th, 2025

Por que o Lyon não consegue reencontrar sua forma decisiva na temporada?

Janeiro é, sem dúvida, um dos meses mais agitados para qualquer clube na Europa. Lidar com agendas de jogos agitadas e as provações e tribulações de uma janela de transferências de meio de temporada aumenta a pressão sobre os clubes. Isso não poderia ser mais verdade em nenhum clube do que no Lyon.

O clube do Ródano está focado em gerar o máximo possível com a venda de jogadores para evitar um rebaixamento forçado para a Ligue 2 no final da temporada devido à má gestão financeira.

Conforme destacado em um recente comunicado de imprensa pelo Eagle Football Group, os proprietários do OL, a situação financeira do clube melhorou, com três vendas permanentes garantidas até agora e outras iniciativas de arrecadação de fundos para aumentar o fluxo de caixa. Grande ênfase tem sido colocada na situação econômica, mas uma questão subjacente que passou um tanto despercebida é a forma do Les Gones.

O Lyon está atualmente em uma fase de má forma. Um empate em 1-1 no fim de semana contra o Nantes estendeu sua sequência de jogos sem vitórias para 5 partidas em todas as competições. O Les Gones acreditava que tinha feito o suficiente para garantir todos os três pontos através do gol de Ernest Nuamah no primeiro tempo, apenas para ser anulado pelo empate tardio de Mostafa Mohamed. Em uma batalha altamente disputada por futebol europeu, a forma do OL deve ser talvez considerada com maior ênfase, dado que os clubes que se qualificam para a Liga dos Campeões da UEFA recebem um mínimo de € 18,62 milhões.

Pânico não precisa ser iniciado ainda. A inconsistência das equipes ao seu redor vê o clube do Ródano ainda firmemente na caça por uma vaga na UCL. O Lyon está atualmente em 6º, 4 pontos atrás das vagas de qualificação para a Liga dos Campeões. No entanto, se os sinais de alerta continuarem a aparecer, essa diferença poderá aumentar significativamente com base nos resultados recentes. Pierre Sage terá a tarefa de evitar tal resultado.

Uma fase sem gols

Após sua notável recuperação na última temporada, o Lyon se tornou uma das equipes mais agradáveis de se assistir na França. Com jogos de alta pontuação ocorrendo regularmente, os neutros costumavam ter um deleite ao sintonizar para assistir ao Les Gones.

Recentemente, essa tendência cedeu. Desde a pausa doméstica no futebol francês, o OL tem lutado na frente do gol. Os gigantes franceses não marcaram mais de um gol em um jogo contra a oposição de primeira linha em 2025. Na Coupe de France, eles marcaram duas vezes contra o Bourgoin-Jallieu da 5ª divisão, mas ainda sofreram constrangimento ao serem eliminados da competição nos pênaltis.

As chances se tornaram poucas e raras para o Lyon, mas seus atacantes estão sofrendo de má forma na frente do gol. Lacazette não marcou um gol desde que o Les Gones derrotou o Nice em 1º de dezembro. O capitão do OL tem demonstrado falta de confiança na frente do gol e até viu seus minutos reduzidos em favor de Georges Mikautadze, que também está sofrendo de falta de forma goleadora. 5 gols em 6 partidas desde a virada do ano não é bom o suficiente para uma equipe com aspirações de retornar à mesa de cima do futebol europeu.

Um elemento que causa essa fase sem gols pode ser a falta de criatividade do time, bem como seus atacantes sofrendo de problemas de confiança.

Uma faísca criativa ausente

Na maioria das vezes nesta temporada, Pierre Sage optou por escalar um meio-campo com Nemanja Matić, Corentin Tolisso e Jordan Veretout. Este meio-campo ostenta um vencedor da Liga dos Campeões e da Copa do Mundo, um vencedor da Premier League e 1361 jogos de experiência de alto nível entre eles. Apesar de seu imenso grau de experiência de alto nível, nenhum do trio é o que você descreveria como criativo.

Tolisso ganhou elogios por suas performances muito melhoradas nesta temporada. Ele é talvez o mais progressista e com mentalidade ofensiva dos três meio-campistas. Matić é uma engrenagem vital quando se trata de progressão de bola da base do meio-campo. Além disso, no entanto, não há força motriz real ou passe que divide a defesa no meio do parque para o OL.

A maioria das responsabilidades criativas dentro da equipe são colocadas sobre a linha de frente e, mais ainda, individualmente, Rayan Cherki. O jogador de 21 anos é forçado a se desviar de áreas amplas e a cair mais fundo para ser capaz de puxar as cordas no meio-campo ofensivo e influenciar o jogo de áreas centrais. A adição de Thiago Almada deve adicionar algum alívio muito necessário para o francês, mas se aclimatar a uma nova liga no meio de uma temporada não será fácil.

Rumores sobre o treinador

A forma desanimadora do Lyon desde o início do ano aumentou a pressão sobre Pierre Sage no banco de reservas no Groupama Stadium. Ligações com Paulo Fonseca apenas aumentaram a pressão, com o emprego do treinador francês sob maior escrutínio. O ex-técnico do Lille tem um bom histórico na França e seria mais do que provavelmente bem-vindo pelos torcedores do clube do Ródano se isso significasse uma maior chance de qualificação para a Liga dos Campeões. Essa pressão adicional também pode estar afetando o ex-assistente técnico do Estrela Vermelha, com os altos da última temporada há muito tempo e o viés de recência não mais sob tanta consideração, agora é a hora de Sage redescobrir sua forma inspiradora.

By Tiago Mendonça

Tiago Mendonça vive na agitada Braga, onde mergulha diariamente no mundo do jornalismo desportivo. Com mais de 15 anos de experiência na cobertura de eventos desportivos em Portugal, desenvolveu um interesse particular pelo futebol e andebol, os dois desportos mais populares do país. Os seus artigos analíticos sobre previsões para jogos da Primeira Liga são regularmente publicados nas principais revistas desportivas. Tiago é conhecido pela sua capacidade de prever com precisão os resultados dos jogos, baseando-se numa análise detalhada de estatísticas e da forma atual das equipas. Além disso, apresenta um podcast popular sobre apostas desportivas, onde partilha informações privilegiadas e conselhos profissionais.

Related Post