Sex. Abr 18th, 2025

Prefeito de Turim Coloca Estádio Olímpico à Venda: Cairo em Dúvida

Conforme reportado por Calcio e Finanza, o prefeito de Turim, Stefano Lo Russo, voltou a falar sobre a remoção das hipotecas e a venda do Estádio Olímpico Grande Torino, em vez de continuar a alugá-lo, como planejado pela administração municipal. As declarações foram feitas durante uma entrevista à ToRadio.

O processo envolve um pedido formal à Agência Tributária para extinguir as hipotecas de 38 milhões pendentes desde 2005 sobre a instalação, com vencimento no final de junho, e a resolução do conselho municipal aprovada em 18 de fevereiro para promover a venda do estádio (cessão do direito de superfície por 99 anos) ou a aceitação de uma proposta de parceria público-privada nos termos do código de contratação pública. A edição de hoje do Tuttosport relembra.

Nas últimas semanas, o proprietário do Torino, Urbano Cairo, comentou: «O futuro do estádio? Veremos. Nós não somos os protagonistas desta história. Agora temos uma extensão de 18 meses, depois veremos. A compra da instalação? Estamos a falar de coisas que podem ser feitas. Hoje não é possível». Até agora, Cairo sempre evitou considerar a possibilidade de comprar o estádio.

Em contraste com o prefeito, que com as suas palavras abriu as portas a potenciais compradores alternativos. Ou seja, entidades privadas que não sejam proprietárias do clube grená ou (solução prioritária objetivamente mais lógica, prática, eficaz e desejada pelos adeptos) candidatos compradores tanto do estádio como do Torino.

«Estamos à espera de uma resposta da Agência Tributária, espero que não renovem as hipotecas. Entretanto, previmos a prorrogação da concessão nas condições atuais (contrato de arrendamento com o Torino com vencimento a 30 de junho; nota do editor) por um máximo de mais 18 meses». Tratar-se-ia de uma prorrogação, o mais tardar, até 31 de dezembro de 2026, definida na resolução do conselho municipal de 18 de fevereiro para proteger a atividade desportiva do Torino e os interesses dos cidadãos.

«Vamos ver o que acontece com as hipotecas, entretanto garantimos a continuidade ao Toro para que possa continuar a jogar lá. Entretanto, porém, também abrimos manifestações de interesse de outros operadores. Mas reitero, o objetivo é definir o mais breve possível uma possibilidade de implementar um estádio que nos permita, como cidade, fazer considerações diferentes da mera concessão (arrendamento, nota do editor) que temos neste momento», acrescentou o prefeito.

«A questão do estádio é muito importante para mim. E agora estamos também abertos a manifestações de interesse por parte de outros operadores», concluiu Lo Russo, referindo-se a compradores alternativos ao Torino. E só a possibilidade de comprar também o estádio ao mesmo tempo poderá encorajar estas figuras a entrar no clube grená, dizendo adeus a Cairo após 20 anos.

By Tiago Mendonça

Tiago Mendonça vive na agitada Braga, onde mergulha diariamente no mundo do jornalismo desportivo. Com mais de 15 anos de experiência na cobertura de eventos desportivos em Portugal, desenvolveu um interesse particular pelo futebol e andebol, os dois desportos mais populares do país. Os seus artigos analíticos sobre previsões para jogos da Primeira Liga são regularmente publicados nas principais revistas desportivas. Tiago é conhecido pela sua capacidade de prever com precisão os resultados dos jogos, baseando-se numa análise detalhada de estatísticas e da forma atual das equipas. Além disso, apresenta um podcast popular sobre apostas desportivas, onde partilha informações privilegiadas e conselhos profissionais.

Related Post