Gennaro Gattuso divulgou sua primeira lista de convocados para a seleção italiana, focada nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A principal novidade é a inclusão de jovens talentos como o atacante Francesco Pio Esposito, da Inter de Milão, e o recém-contratado zagueiro do Liverpool, Giovanni Leoni.
A estreia do novo técnico será contra a Estônia, em Bergamo, no dia 5 de setembro. Posteriormente, a equipe viajará para um confronto ‘fora de casa’ contra Israel, que será realizado em campo neutro na cidade de Debrecen, Hungria.
Gattuso assumiu o comando da seleção após a saída de Luciano Spalletti durante o verão, em um período que sucedeu um início complicado na campanha de qualificação para o Mundial de 2026.
Os trabalhos com a equipe terão início no centro de treinamento de Coverciano, com a apresentação dos jogadores programada entre o fim da tarde de domingo e a manhã de segunda-feira.

Entre os jogadores que receberam suas primeiras convocações para a equipe principal, destacam-se o jovem atacante da Inter, Francesco Pio Esposito, que completou 20 anos em junho e já era presença assídua na seleção sub-21 da Itália. Já Giovanni Leoni, de 18 anos, é a nova aposta do Liverpool, com uma transferência avaliada em €35 milhões, e possuía passagens apenas pelas seleções sub-18 e sub-19.
Além dos estreantes, a lista também marca o retorno de alguns nomes conhecidos. O zagueiro Gianluca Mancini, da Roma, e o atacante Gianluca Scamacca, da Atalanta, voltam à equipe após mais de um ano de ausência. Mateo Retegui também foi mantido, apesar de sua recente e polêmica transferência para o Al-Qadsiah.
De forma curiosa, e apesar de Gattuso ser uma lenda do Milan, nenhum jogador do elenco Rossonero foi chamado para esta primeira convocação sob seu comando.

Convocados da Itália para os jogos contra Estônia e Israel
Goleiros: Marco Carnesecchi (Atalanta), Gianluigi Donnarumma (Paris Saint-Germain), Alex Meret (Napoli), Guglielmo Vicario (Tottenham);
Defensores: Alessandro Bastoni (Inter), Raoul Bellanova (Atalanta), Riccardo Calafiori (Arsenal), Andrea Cambiaso (Juventus), Giovanni Di Lorenzo (Napoli), Federico Dimarco (Inter), Federico Gatti (Juventus), Giovanni Leoni (Liverpool), Gianluca Mancini (Roma);
Meio-campistas: Nicolò Barella (Inter), Giovanni Fabbian (Bologna), Davide Frattesi (Inter), Manuel Locatelli (Juventus), Nicolò Rovella (Lazio), Sandro Tonali (Newcastle);
Atacantes: Francesco Pio Esposito (Inter), Moise Kean (Fiorentina), Daniel Maldini (Atalanta), Riccardo Orsolini (Bologna), Matteo Politano (Napoli), Giacomo Raspadori (Atletico Madrid), Mateo Retegui (Al-Qadsiah), Gianluca Scamacca (Atalanta), Mattia Zaccagni (Lazio).