A Procuradoria solicitou o arquivamento do caso contra alguns torcedores do Barcelona pelos insultos racistas dirigidos a Vinícius Jr. no clássico disputado em 2023 em Montjuïc. O Ministério Público entende que não houve crime de incitação ao ódio e arquiva o processo.
A Procuradoria de Crimes de Ódio de Barcelona, responsável pelo caso, confirmou por escrito que o caso será arquivado, pois não é possível esclarecer as expressões proferidas pelos torcedores do clube catalão. O Ministério Público entende, portanto, que essas expressões, mesmo que ofensivas, não promovem um crime de ódio, pois não incitaram o público a juntar-se aos cânticos nem causaram a suspensão da partida.
Com o pedido de arquivamento do caso pela Procuradoria, a decisão agora está nas mãos do juiz de instrução, que encaminhará o caso ao Gabinete de Igualdade de Tratamento e Não Discriminação. Este gabinete decidirá se abre um processo e sanciona os investigados.
É importante destacar que, além da Procuradoria de Crimes de Ódio de Barcelona, que agora decidiu arquivar o caso, as outras partes envolvidas eram a La Liga, o Real Madrid e o próprio Vinícius Jr. Agora, será o Gabinete de Igualdade de Tratamento e Não Discriminação que decidirá o futuro de um caso que já dura cerca de dois anos.