Ángel Correa, jogador do Atlético de Madrid, recebeu uma suspensão de cinco jogos. Esta sanção foi aplicada após a expulsão do jogador na partida contra o Getafe no último fim de semana. O Comitê de Disciplina da RFEF confirmou a punição, que representa a sanção mínima possível para o incidente.
No jogo contra o Getafe, que o Atlético de Madrid perdeu por 2-1, Ángel Correa foi expulso após dar uma solada em Djené. Após receber o cartão vermelho, Correa insultou o árbitro da partida, Guillermo Cuadra Fernández. O árbitro registrou no relatório do jogo: “No minuto 88, o jogador Correa Martínez, Ángel Martín foi expulso pelo seguinte motivo: realizar uma entrada em um adversário na disputa da bola com uso de força excessiva. Após mostrar-lhe o cartão vermelho, o referido jogador dirigiu-se a mim nos seguintes termos ‘Filho da puta, cagão. A concha da tua mãe'”.
Sanção Mínima Aplicada
De acordo com o artigo 99 do Código Disciplinar, a punição por insultar ou desrespeitar um árbitro varia de quatro a doze jogos. Ángel Correa foi punido com o mínimo: quatro jogos pela ofensa, mais um pela expulsão direta. Com esta suspensão, o jogador não poderá participar dos próximos cinco jogos do seu time no campeonato nacional. Ele perderá os jogos da Liga contra Barcelona, Espanyol, Sevilla e Valladolid, bem como a partida de volta das semifinais da Copa del Rey contra o Barcelona.
Apesar de Correa ter pedido desculpas pelo ocorrido, o Comitê de Disciplina não considerou o arrependimento como atenuante. O Comitê explicou: “Finalmente, sendo louvável a reação do jogador através de suas redes sociais, de forma alguma tais desculpas podem ter em sentido estrito a consideração e os pretendidos efeitos do arrependimento espontâneo como circunstância atenuante, ainda mais quando este órgão disciplinar considera oportuno impor a sanção mínima de suspensão por quatro jogos prevista no citado artigo 99 do Código Disciplinar da RFEF”. As desculpas de Correa foram: “Quero pedir perdão ao árbitro Guillermo Cuadra Fernández pela minha reação após a expulsão. Meu respeito pelos árbitros é total e esta reação não é própria de mim. Estava muito nervoso por deixar a equipe com dez em um momento tão delicado e reagi da pior maneira. Espero que aceite minhas sinceras desculpas. Também quero me desculpar com meus companheiros, comissão técnica e com a nossa torcida por uma ação que não deveria ter feito e que nos custou muito caro”, escreveu Correa nas redes sociais. O Comitê de Disciplina oficializou uma sanção de cinco jogos, apesar das desculpas.