Qatar pode abandonar o PSG
De acordo com informações da ‘RMC Sport’, o Qatar está considerando encerrar seus investimentos no Paris Saint-Germain. Esta possibilidade surge após as acusações contra o presidente do clube, Nasser Al-Khelaifi, que teriam levado o fundo de investimento a ameaçar cessar suas atividades no PSG.
Al-Khelaifi foi acusado de cumplicidade em abuso de poder e em compra de votos. Supostamente, ele teria usado sua influência para que a QIA (acionista majoritária do PSG) mudasse seu voto nas eleições de 2018 para a governança do grupo Lagardère. Essas acusações teriam alarmado o grupo catari, que estaria considerando encerrar suas atividades na França.
Uma fonte catari citada pela RMC Sport afirmou: “Os cataris estão cansados desses abusos. Acusações falsas, chantagens, críticas diárias, culpar os outros por incompetência total, todos os problemas da França são culpa deles… É puro abuso e todos estão fartos.”
Al-Khelaifi se defendeu, dizendo: “Estou surpreso de estar aqui hoje. Não tive nenhuma influência neste assunto. Estou no meio de um caso com o qual não tenho relação, tudo baseado em uma única comunicação telefônica sobre uma questão que eu tinha que transmitir, e meu papel se limitou a isso.”
A saída do Qatar não afetaria apenas o PSG, mas todo o futebol francês. A QIA também investe em outros grupos, como a BeIN Sports, que transmite jogos da Ligue 1. Se o fundo catari abandonar suas atividades na França, isso agravaria a crise televisiva do campeonato francês.
Embora ainda não haja nada conclusivo, essa situação revela a tensão atual entre o Qatar e o PSG. Resta aguardar o desenrolar das acusações e as medidas que o fundo catari tomará em consequência.