Na última rodada do campeonato contra a Lazio, o Milan exibiu sua quarta camisa que, segundo o Gazzetta.it, foi comprada por 70% de pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos e por 75% de fora da Itália. As vendas foram tão boas que fevereiro se tornou o melhor mês de todos os tempos para o e-commerce rossonero, superando o último dezembro, quando foi lançada a camisa comemorativa de 125 anos.
PICO NO MÉXICO – De acordo com informações da nossa redação, o pico de vendas foi registrado no México devido à compra do centroavante da seleção centro-americana Santiago Gimenez. Os primeiros dados datam do lançamento da camisa, cerca de 15 dias atrás, com o primeiro lote praticamente esgotado.
O clube rossonero explicou a ideia por trás da criação de uma quarta camisa tão particular em um comunicado de imprensa: “A colaboração entre essas três marcas, Milan, Puma e Off White, não é apenas um encontro entre futebol e moda, mas uma celebração do poder transformador dos sonhos. Homenageia a capacidade dos sonhos de unir e inspirar, indo além do esporte para criar um momento cultural, exemplificado por este kit – o primeiro de todos os tempos feito pela Off-White™ para ser usado em campo.
No centro desta coleção exclusiva está o conceito de Dreamland, que incorpora um rico conjunto de valores e simbolismos. O número “63“, impresso na gola interna da camisa, representa um poderoso emblema dos sonhos. Sonhos de vitória e de sucesso esportivo para um time de futebol, com o AC Milan conquistando sua primeira Copa dos Campeões em 1963, e sonhos de progresso, inspirados no icônico discurso “Eu Tenho um Sonho” de Martin Luther King Jr. no mesmo ano. O discurso continua sendo um apelo atemporal à justiça social e à igualdade, uma visão compartilhada por AC Milan, PUMA e Off White™, que juntos celebram o poder do sonho, oferecendo um poderoso lembrete das infinitas possibilidades que ele inspira”.
A ESTRATÉGIA – A estratégia do Milan e da PUMA para as camisas é a seguinte:
– Home: camisa tradicional, rubro-negra, clássica (pode-se brincar com o design, mas nunca distorcer a identidade)
– Away: geralmente branca ou de cor clara, inspirada nas “noites mágicas” do Milan na Liga dos Campeões
– Third: já com a Third kit começa-se a ousar um pouco mais. Falamos de cores que talvez não sejam padrão e que podem ser um ponto de encontro entre torcedores e novos públicos – a camisa muitas vezes também carrega significados importantes, como a Third kit da temporada passada (uma das mais vendidas) que continha o senso de inclusão e equidade
– Fourth: aqui a estratégia é clara. Milan e Puma trabalham juntos com uma marca externa que possui expertise importante em moda para criar uma peça única que una a identidade das marcas envolvidas para atingir um novo público, que pode ter interesses diferentes do futebol, para aproximá-lo do mundo Milan através de uma camisa. A estratégia ligada à Fourth kit trouxe resultados importantes, tanto em termos de vendas, com os dois últimos kits da temporada passada e desta que atingiram recordes importantes e tiveram o endosso de importantes publicações na área da moda, como a Business of Fashion, que definiu o Milan como “o clube de futebol que finalmente acertou na moda”