Vários candidatos têm sido associados ao cargo de treinador da Roma para a temporada 2025-26, uma vez que se espera que Claudio Ranieri se retire no final desta época. O experiente técnico italiano regressou ao Stadio Olimpico em novembro para a sua terceira passagem como treinador da Roma, substituindo o despedido Ivan Juric. A Roma não só confirmou a nomeação de Ranieri, como também afirmou que o técnico de 73 anos teria influência na escolha do seu sucessor para 2025-26.
Este é um momento importante no Stadio Olimpico, enquanto os Giallorossi tentam avançar após uma época de mudanças e agitação. Este artigo irá analisar os nomes que têm sido associados ao lugar de treinador, que em breve ficará vago, e avaliar qual técnico poderá ser o escolhido.
A História da Temporada
No início da campanha 2024-25, os adeptos que avaliavam as probabilidades para apostas desportivas terão reparado que a Roma estava entre os principais candidatos a terminar no top quatro da Serie A. No entanto, o clube tomou uma decisão chocante em setembro, demitindo repentinamente a lenda do clube Daniele De Rossi. Uma grande parte dos adeptos ficou furiosa com o facto do grupo proprietário Friedkin poder tomar tal medida para remover um ícone que era Roma de corpo e alma.
A situação piorou quando o sucessor de De Rossi, Ivan Juric, não esteve à altura da tarefa, vencendo apenas quatro dos 12 jogos em que orientou a equipe. O croata foi despedido após pouco mais de dois meses por Ranieri.
Esperança Renovada com Ranieri
Sob a orientação do italiano, os Giallorossi têm obtido resultados consistentes, ficando apenas quatro pontos abaixo dos quatro primeiros. No entanto, Ranieri parece não querer mudar de ideias e continua a ser esperado que deixe o seu cargo no final da presente campanha.
“A reforma é a coisa certa”, disse Ranieri na sua última entrevista à Sky Sport Italia em março.
“Quando cheguei, encontrei um plantel forte que tinha perdido alguma da sua autoconfiança. Tentei apenas uni-los, dar-lhes essa confiança, dar-lhes o que eles mereciam ter. Eles voltaram a unir-se e fizeram um grande trabalho. Agora vem a parte maravilhosa e difícil.
“Devemos continuar com a mesma abordagem despreocupada que tivemos até agora, tentando continuar a fazer com que os nossos adeptos se apaixonem por esta equipe.”
Caso a Roma se qualifique para a Europa, com a equipe a caminho de garantir um lugar nos seis primeiros ou acima, o novo homem chegará a um clube com verdadeira qualidade na equipe e uma base de adeptos leal e apaixonada.
Os Nomes em Consideração
Vários candidatos têm sido associados ao cargo de treinador da Roma na próxima campanha. Maurizio Sarri, Stefano Pioli e Vincenzo Montella estão entre eles, de acordo com um relatório recente da Gazzetta dello Sport.
Francesco Farioli, Roberto Mancini e Massimiliano Allegri também foram mencionados como possíveis sucessores de Ranieri.
O técnico do Genoa, Patrick Vieira, é o nome mais recente associado ao cargo que em breve ficará vago. O antigo médio do Arsenal e da Juventus impressionou no Stadio Luigi Ferraris, sofrendo apenas 16 golos em 20 jogos e perdendo apenas cinco vezes em 19 jogos.
O técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, que fez 171 jogos na liga pelos Giallorosso durante a sua carreira de jogador, vencendo a Serie A em 1983, também foi associado a um regresso sensacional.
Caso o técnico icônico termine a temporada sem troféus, os gigantes da LaLiga podem decidir fazer uma mudança e, caso ele fique disponível, a Roma poderá fazer uma jogada que certamente entusiasmaria adeptos e neutros.
Erik ten Hag, que teve sucesso com o Ajax antes de ser despedido pelo Manchester United, está atualmente sem trabalho, mas tem as credenciais para liderar uma das melhores equipes da Europa que pretende dar o próximo passo.
Poderá a Roma Contratar Gasperini do Atalanta?
Gian Piero Gasperini era considerado uma prioridade na agenda dos Giallorossi após o enorme e contínuo sucesso com o Atalanta. Ao longo de oito anos, o técnico transformou o clube em presença assídua nas competições europeias, com classificações consistentemente fortes na liga, e a equipe conquistou a Liga Europa em 2024.
No entanto, Ranieri insistiu recentemente que o seu compatriota não seria o próximo técnico da Roma.
Em março, no entanto, o técnico do Atalanta quebrou o silêncio sobre os rumores que o associavam a uma mudança para o Stadio Olimpico e falou sobre os Giallorossi.
“Tal como Itália, quem não gostaria de treinar a Roma?”, disse Gasperini à Sky Italia. “Estamos a falar de um lugar extraordinário com um público extraordinário. Estou orgulhoso de ser associado aos Giallorossi, mas prefiro concentrar-me no curto prazo e no Atalanta.
“Nós, treinadores, vivemos no presente e faltam nove jogos. É uma situação que tenho vivido há nove anos, e acontece frequentemente quando se passa muito tempo no mesmo ambiente. Até agora, tem sido uma parte extraordinária da minha vida.”
O contrato de Gasperini com o Atalanta termina em 2026, mas o técnico de 67 anos recusou-se recentemente a descartar uma saída no verão, acrescentando que não assinaria uma nova extensão.
Ranieri Uma Peça-Chave do Processo
Claudio Ranieri possui 40 anos de experiência como treinador e está a liderar a busca pela próxima nomeação de longo prazo com o diretor desportivo da Roma, Florent Ghisolfi.
Iniciando a sua carreira nos Giallorossi em 1973, Ranieri assumiu o seu primeiro cargo como técnico no Vigor Lamezia e levou a equipe a uma sequência de 12 jogos invicta. Esta é a terceira passagem do italiano pela Roma, tendo também treinado uma série de grandes nomes do futebol, incluindo Napoli, Inter, Juventus, Chelsea e Atlético de Madrid.
No entanto, o seu momento de maior destaque aconteceu em 2015-16, quando guiou o Leicester City, cotado para o rebaixamento nessa temporada, à conquista do título da Premier League. Foi uma jornada de conto de fadas e uma das histórias de futebol mais impressionantes dos últimos tempos.
Olhando para o trabalho de encontrar o novo técnico da Roma para a temporada 2925-2, Ranieri disse: “Vamos dar uma lista de candidatos ao presidente e ele escolherá.”
“A Roma quer chegar ao topo e sabemos que para os próximos dois mercados não podemos gastar loucamente. Quem vier tem de saber estas coisas.
“Se eu ficasse como treinador, perderíamos um ano. Eu não sou o futuro da Roma. Quem vier tem de ser o futuro da Roma.”
Resumindo
A Roma é um dos clubes mais históricos e renomados da Itália e da Europa e continua a ser uma proposta atraente para treinadores de todo o mundo. Enquanto os Giallorosso pretendem competir na Europa e conquistar títulos, os adeptos estarão à espera de um nome comprovado ou de um técnico que tenha demonstrado ter potencial para levar um clube ao topo.