Claudio Ranieri explica o motivo de ter decidido se aposentar como técnico e admite que se tornará `conselheiro sênior da Roma, embora não tenha total certeza do que isso significa`.
O técnico de 73 anos já havia pendurado as chuteiras no verão passado, após levar o Cagliari à promoção da Serie B e consolidar sua permanência na primeira divisão. No entanto, ele foi convencido a sair da aposentadoria para ajudar a resgatar sua amada Giallorossi em 14 de novembro de 2024.
Este momento provou ser transformador, pois, após a demissão de Daniele De Rossi e Ivan Juric, Ranieri conduziu o time a 19 vitórias, sete empates e seis derrotas em todas as competições.
Ranieri mantém humildade na Roma

“Não gosto dessas comparações, porque aqueles que vieram antes de mim tentaram fazer o seu melhor”, disse Ranieri aos repórteres ao receber o prêmio ‘Inside the Sport’ em Coverciano.
“Talvez o fato de eu ter chegado em um momento de grande dificuldade me ajudou. Apenas tentei cometer o mínimo de erros possível, tentei ser uma figura credível, mas no final das contas, os jogadores são os protagonistas principais.”
Então, como o técnico conseguiu transformar o elenco do caos em uma unidade central?
“Não sei… Não estudei psicologia, apenas digo o que penso e falo com os jogadores de coração. Digo a eles o que sinto.”

Apesar de jogadores, diretores e torcedores implorarem para que reconsiderasse, Ranieri permanece irredutível em sua aposentadoria ao final da temporada e já tem um novo cargo definido.
“É justo que a juventude avance, porque meu tempo acabou. O futebol me deu tanto e fui chamado para outro desafio. Dei tudo de mim. O futebol é minha vida, mas chega o momento de dizer basta.”
“Eu disse isso em Cagliari de coração e todos acreditaram em mim, incluindo minha esposa, até que a Roma ligou… Eu realmente esperava que nem Cagliari nem Roma ligassem. Só disse sim para mais um ano como técnico, depois como conselheiro sênior da Roma, embora não saiba bem o que é isso.”
A Roma está tentando encontrar um técnico para substituir Ranieri. Como Gian Piero Gasperini, técnico da Atalanta, também estava presente na cerimônia de premiação, eles tiveram a oportunidade de conversar sobre seus planos futuros?
“Não, mas se o fizermos, será na frente de todos vocês!”, brincou ele com os repórteres.