Raphael Dias Belloli, mais conhecido como Raphinha, concedeu uma **entrevista** ao canal do YouTube da jornalista Isabela Pagliari. Na conversa, o jogador do Barça se abriu sobre **vários temas do passado e do presente** e deixou algumas mensagens interessantes sobre seus anos anteriores em Barcelona. Raphinha, ao longo dos 52 minutos de entrevista, **revelou detalhes desconhecidos de sua trajetória**, revisitou o momento atual do FC Barcelona e evitou falar sobre seu possível prêmio Bola de Ouro.
Sua difícil relação com Xavi
O ponta-direita brasileiro é **um dos jogadores mais em forma da Europa** e está vivendo uma temporada de sonho no Barça. Neste período, acumula números extraordinários de **31 gols e 25 assistências**, o que o coloca como **candidato à próxima Bola de Ouro**. No clube catalão, ele se tornou uma das referências e uma **peça fundamental no esquema blaugrana**. Mas nem sempre foi assim.
O jogador de Porto Alegre, que está atualmente em sua **terceira temporada como azulgrana**, chegou a Barcelona no verão de 2022. **Suas duas primeiras temporadas** na Cidade Condal **coincidiram com Xavi Hernández** no banco, e agora, vários meses após a saída do técnico, **Raphinha não tem boas palavras sobre seu antigo treinador.**
“Senti que Xavi e sua comissão técnica não confiavam o suficiente em mim. Às vezes, fazia tudo em 60 minutos, mas ele me substituía. Tentei resolver minha situação, conversei muito com ele, mas não houve mudanças. Ele tinha sua própria forma de pensar”, criticou o atacante.
“Quando não havia outro, eu estava lá e jogava 90 minutos. E dava tudo, resolvia jogos. Mas quando havia outro que podia estar na minha posição, ele o colocava sem pensar. Há um vídeo icônico em que eu explodo ao chegar ao banco e chutar o assento. Acho que foi no jogo contra o Manchester United, onde joguei muito bem, marquei um gol e dei uma assistência. Acho que estávamos 2 a 2 e ele me tirou. Eu tinha acabado de criar uma chance muito clara. Sentia-me confortável e estava jogando muito bem. E a primeira substituição fui eu. Quando vi, não pude acreditar”, terminou de explicar sobre sua difícil relação com Xavi.
Esteve perto de jogar pela Itália
Em outro momento da entrevista, Raphinha revelou que **teve a oportunidade de jogar pela Itália na Eurocopa de 2020**. O pai do jogador tem nacionalidade italiana e naquele mesmo verão Raphinha teve contatos com a `azzurra` para defender suas cores na Eurocopa.
“Estive perto de aceitar a convocação da Seleção Italiana. Naquele momento, as pessoas da Seleção Italiana me ligavam. Jorginho me ligava constantemente. A comissão técnica italiana tinha um projeto incrível para mim, algo que realmente me chamou a atenção. Mas, ao mesmo tempo, no fundo, ainda tinha um pouco de esperança de poder vestir a camisa do Brasil. E por sorte, meu passaporte italiano não chegou a tempo!”, reconheceu o atacante de 28 anos.
Não pensa na Bola de Ouro
Questionado sobre seu ótimo nível, Raphinha **avaliou sua temporada com um 7,5** e deixou claro que a Bola de Ouro não é um de seus objetivos no momento. O brasileiro garantiu que apenas estar na lista de indicados ao prêmio para ele **“já é uma vitória”**. Além disso, ao ser questionado insistentemente sobre o tema, ‘Rapha’ deu uma lista de nomes que poderiam conquistá-lo:
“Olha Lamine primeiro, Salah, Mbappé também… Pedri para mim é um dos melhores jogadores do mundo, de longe, mas infelizmente não está colocado no nível que tem, e o futebol atual são números. Vini para mim sempre é candidato, mesmo que esteja com números um pouco abaixo do ano passado, e claro, Rodrygo poderia ser considerado: é espetacular, fenomenal, fora do normal, dos melhores que já vi.”