Rayan Cherki (21) teve a sua temporada mais produtiva até agora. O atacante do Lyon sempre mostrou potencial, mas faltou consistência no desempenho ao longo dos anos.
Esta temporada marcou uma mudança. Ele contribuiu significativamente com 12 gols e 19 assistências em 43 jogos em todas as competições, incluindo oito assistências na campanha do Lyon até as quartas de final da Liga Europa. Este desempenho levanta uma questão: por que ele estaria disponível por apenas €22,5 milhões? Le Parisien noticiou este valor na terça-feira, acrescentando que Liverpool, Manchester City e Tottenham Hotspur estão interessados no jogador cujo contrato expira no próximo verão.
O Motivo Por Trás do Preço Baixo
O principal fator que torna Cherki disponível por um preço baixo é a situação do seu contrato, mais do que as conhecidas dificuldades financeiras do Lyon. No verão passado, o jovem internacional francês esteve perto de sair do OL. Uma transferência para o Paris Saint-Germain parecia acertada, mas o jogador optou pelo Borussia Dortmund. No entanto, o Dortmund nunca finalizou um acordo com o Lyon.
Consequentemente, Cherki permaneceu no clube onde cresceu. Mas com menos de um ano restante no seu contrato, o OL corria o risco de perdê-lo de graça. Isso levou a um impasse, resultando na exclusão temporária do jogador da equipa principal.
Ele perdeu os primeiros quatro jogos da Ligue 1 devido a este desacordo. Um acordo foi finalmente alcançado no final de setembro, permitindo o seu regresso ao plantel. No mesmo dia em que assinou o seu novo contrato – uma simples extensão de um ano com opção por mais um – ele jogou contra o Marseille.
Para resolver o impasse, que não beneficiava ninguém, foram necessários compromissos. Uma parte fundamental deste acordo foi a cláusula que permite a saída de Cherki no verão por uma taxa de €22,5 milhões. Embora isto pareça um preço baixo em retrospetiva para um jogador que finalmente cumpriu o seu potencial esta temporada, este compromisso foi a única forma de Cherki ter tempo de jogo pelo Lyon este ano.