O Real Madrid possui a academia de formação que mais contribui com jogadores para o futebol europeu, conforme dados confirmam. De acordo com um estudo do CIES (Observatório do Futebol Europeu), que analisou os clubes que mais formaram jogadores para as cinco principais ligas, o time madrilenho ocupa o primeiro lugar.
Real Madrid lidera a formação de futebolistas para as principais ligas da Europa
Valdebebas, a academia do Real Madrid, é a principal fornecedora de jogadores para o futebol europeu. Segundo o estudo do CIES, o Real Madrid formou, nos últimos 20 anos, um total de 166 jogadores que atuaram em uma das cinco grandes ligas europeias: La Liga (Espanha), Serie A (Itália), Ligue 1 (França), Bundesliga (Alemanha) e Premier League (Inglaterra). O FC Barcelona aparece em segundo lugar na lista, com 156 jogadores, e o PSG fecha o pódio com 111.
Para classificar um jogador como formado na base, o CIES considera alguns critérios. O principal deles é que o jogador deve ter passado no mínimo três anos entre os 15 e 21 anos no clube em questão. Este é o top 10 dos clubes que mais formam futebolistas em suas categorias de base:
O Real Madrid, com 166 jogadores formados que acumularam mais de um milhão de minutos nas cinco grandes ligas, lidera a tabela. O Barcelona ocupa a segunda posição com 156 jogadores, também com pouco mais de um milhão de minutos acumulados. O PSG fecha o pódio, mas distante de Real Madrid e Barça: 111 jogadores com pouco mais de meio milhão de minutos acumulados.
Completam o top 5 o Olympique Lyon em quarto lugar (103 jogadores formados) e o Manchester United em quinto (também com 103 jogadores, mas com menos minutos acumulados). O top 10 é finalizado por Stade Rennes (94 jogadores formados), Atalanta (94 jogadores formados), Athletic Club (89 jogadores formados), AS Mônaco (88 jogadores formados) e Valencia (87 jogadores formados).