Agora é a vez do Real Madrid focar suas energias. Após a duríssima eliminação de seu eterno rival na Liga dos Campeões, o time merengue pretende ampliar a ferida azulgrana e aproveitar o clássico do próximo domingo para se consolidar na disputa pelo título do campeonato espanhol.
Com um Barcelona visivelmente afetado, física e principalmente moralmente, a equipe de Ancelotti busca capitalizar a vantagem de sete dias de descanso para fazer a diferença em um clássico que pode ser determinante para o desfecho da temporada. Uma vitória azulgrana praticamente encerraria a briga pelo título. No entanto, um triunfo branco deixaria a disputa em aberto, prometendo um final eletrizante nas últimas três rodadas.
Desgaste Físico e Mental
O jogo de ontem foi uma verdadeira batalha que, sem dúvida, ficará na memória. Contudo, o duro golpe sofrido pela equipe de Flick com a eliminação na prorrogação pode representar um problema de curto prazo. De fato, a apenas quatro dias do clássico que pode definir tudo. Não apenas pelo desgaste físico de disputar uma partida tão exigente, com um tempo extra de 30 minutos, mas também por tudo o que isso implica a nível mental, por ter chegado tão perto da final e falhado.
Quando tudo parecia encaminhar o time catalão para a grande final em Munique, aquele gol nos acréscimos do segundo tempo foi um primeiro impacto, que precedeu o da prorrogação que, desta vez, mandou o Barça à lona. Um final doloroso que pode ser apenas um mal menor se a equipe conseguir vencer o Real Madrid no domingo. No entanto, se os brancos aproveitarem o desgaste para assaltar Montjuic, o clube azulgrana se encontrará em sérios apuros para as últimas três rodadas.
Além da lógica rivalidade, o Real Madrid soube ver o lado positivo da situação. Por isso, existe a convicção no clube madrilenho de que este desgaste físico e a posterior eliminação, que certamente afetarão o moral, impactarão de maneira significativa em favor de uma equipe que deseja finalmente dar o troco no rival após uma temporada em que o Barcelona de Flick dominou solidamente os três clássicos disputados até então, embora o último tenha sido mais equilibrado.
Os blancos têm trabalhado intensamente nos últimos dias para encontrar a fórmula contra um Barcelona que tem sido superior nesta temporada. Para isso, Ancelotti cogita uma mudança radical no esquema, deixando Rodrygo no banco e retornando ao famoso 4-4-2, com Arda Güler como principal novidade. Por enquanto, além dessa possível alteração, o clube trabalha em absoluto silêncio para dar um golpe decisivo no próximo domingo. Os merengues, que querem aproveitar o descanso de sete dias, algo incomum este ano, para impor sua força.
A Resposta do Barcelona
Logicamente, após a eliminação sofrida, este era um dos temas mais discutidos no entorno do clube catalão. De fato, Araujo, um dos principais apontados pelos dois últimos gols sofridos, quis minimizar a importância desse tema, confirmando que estarão prontos para a partida de domingo e, consequentemente, para o final da temporada: “Não acho que nos afetará. É um golpe duro, mas esta equipe tem uma mentalidade incrível e iremos lutar por La Liga”, assegurou o zagueiro uruguaio do Barcelona.
De qualquer forma, a resposta será dada no próximo domingo, às 16:15, no estádio de Montjuic, em uma partida que promete ser decisiva para o final da temporada.