Após a decisão da DNCG de rebaixar o Lyon para a Ligue 2 devido a problemas financeiros, outro clube recebeu um potencial alívio inesperado. O Reims, que havia sido rebaixado nos play-offs da Ligue 1 após sofrer uma derrota para o Metz, pode ser o grande beneficiário desta situação.
Caso o rebaixamento do Lyon seja oficialmente confirmado (Les Gones pretendem recorrer da decisão, portanto, o status final está pendente até que o recurso seja julgado), Les Rouges et Blancs teriam seu lugar na Ligue 1 restaurado, apesar de já terem sido rebaixados em campo. Como a equipe com a melhor classificação entre as que caíram para a segunda divisão na última temporada da Ligue 1, o Reims seria agraciado com uma nova oportunidade de assegurar sua permanência na elite do futebol francês na próxima temporada.
A despromoção do OL para a Ligue 2 pela DNCG resulta de uma gestão financeira considerada deficiente. No inverno passado, a autoridade financeira do futebol francês já havia aplicado a Les Gones um rebaixamento provisório, condicionado à ameaça de despromoção para a segunda divisão caso a situação financeira não melhorasse. John Textor, proprietário do clube, não conseguiu convencer o órgão de que as finanças haviam sido suficientemente aprimoradas para evitar a sanção administrativa.