As principais ligas de futebol do Velho Continente se aproximam do fim da temporada 2024/2025. Em alguns países, o campeão já está definido, enquanto em outros a disputa pelo título permanece acirrada. Esta reta final, que em certas ligas pode parecer menos emocionante por ter o campeão já conhecido, em outras mantém a tensão e a emoção até o último momento. O Liverpool dominou a Premier League de ponta a ponta, conquistando seu vigésimo título. O Paris Saint-Germain ampliou sua hegemonia com o quinto título consecutivo da Ligue 1. O Bayern de Munique retornou ao topo na Alemanha, e na Espanha o FC Barcelona está perto de assegurar o título da La Liga. Nestas ligas, o campeão é conhecido. No entanto, países como Itália, Portugal, Países Baixos e Turquia ainda não têm seus campeões definidos.
Inter diminui a diferença e acirra a Serie A
Um tropeço do Napoli deixa a Serie A mais viva do que nunca. A equipe de Antonio Conte foi incapaz de vencer no Diego Armando Maradona um Genoa que não disputava mais nada. O time napolitano empatou em dois a dois em uma partida em que esteve à frente até o minuto 84. Dois pontos perdidos para o Napoli, e a disputa pelo `Scudetto` esquenta.
A Inter de Milão, que agora está a apenas um ponto dos napolitanos, cumpriu seu dever e conquistou os três pontos em sua visita ao Torino. Uma vitória de 0-2 vital para colocar muita pressão no Napoli. Partenopei (78 pontos) e Nerazzurri (77 pontos) disputam o título nas duas últimas rodadas.
Máxima igualdade em Portugal
Benfica e Sporting de Portugal decidiram o título da liga em um confronto direto no Estádio da Luz. Ambas as equipes chegaram empatadas com 78 pontos no topo da tabela, e quem vencesse este jogo daria um passo praticamente decisivo faltando apenas uma rodada para o fim. No entanto, o duelo terminou em empate, um 1-1 que mantém a emoção até o final. Na última rodada, o campeão será decidido. Em caso de empate em pontos, o campeão será o Sporting, pois tem a vantagem no confronto direto contra o rival.
Um Ajax em queda livre
O Ajax, que há três rodadas tinha uma vantagem de nove pontos sobre o segundo colocado, o PSV, e a Eredivisie praticamente garantida, deixou no ar, dependendo das duas últimas rodadas, a conquista do troféu após perder neste domingo no Johan Cruyff Arena para o NEC Nijmegen por 0-3. Um colapso que pode custar o título da liga. O PSV está agora a apenas um ponto e vê a ultrapassagem cada vez mais próxima. A equipe somou apenas um ponto dos últimos nove e atravessa um momento complicadíssimo. Precisarão reverter a situação se não quiserem perder uma liga que parecia garantida semanas atrás.
Galatasaray perto do título
Ao contrário das ligas anteriores, esta parece bastante decidida. O Galatasaray conseguiu no campo do Trabzonspor uma vitória (0-2) quase definitiva na luta pelo título. A equipe comandada por Okan Buruk deu um passo gigante. Está a oito pontos do Fenerbahçe de José Mourinho, faltando três rodadas para o fim. No próximo fim de semana, já poderão ser campeões matematicamente da Turquia.