Com o clube sob tensão interna e a pressão externa de lutar pela qualificação para a Liga dos Campeões da UEFA, o técnico do Marselha, Roberto De Zerbi, está considerando uma medida extraordinária para salvar a temporada de sua equipe: um retiro de treinamento de longa duração, potencialmente na Itália, que poderia começar já na próxima semana.
De acordo com um relatório do L’Équipe, o treinador italiano está considerando seriamente um campo de treinamento de várias semanas longe do centro de treinamento La Commanderie, com a possibilidade de se mudar para a Itália até o final da temporada.
A atual terceira vaga do Marselha na Liga dos Campeões está por um fio, com o Lyon um ponto atrás e o LOSC e o Strasbourg logo atrás, com 50 pontos. Les Olympiens enfrentam o lanterna Montpellier esta noite no Vélodrome (21:05 CET).
Em uma entrevista explosiva ao La Provence, o diretor de futebol do Olympique de Marseille, Medhi Benatia, disse que uma potencial não qualificação para a Liga dos Campeões teria consequências de longo alcance para o clube financeiramente. “Se não tivermos a Liga dos Campeões na próxima temporada, seria um desastre”, disse o ex-zagueiro da Juventus e do Bayern de Munique.
“Sem os direitos de TV e sem a Liga dos Campeões, com os salários e despesas do clube, me disseram que seria muito complicado. É uma aposta calculada, um risco assumido pelos tomadores de decisão. Não sou eu quem toma essas decisões, mas estamos todos cientes delas. Quando peço a todos no clube para fazerem um pouco mais, não é à toa.”
Isso ocorre no contexto de tensões relatadas no clube após uma derrota para o Stade de Reims (3-1), onde De Zerbi cancelou os dias de folga após ordenar que os jogadores passassem a noite no centro de treinamento de Commanderie. Em uma conferência de imprensa, De Zerbi se manifestou enfaticamente. “Sempre tomo minhas decisões pelo clube. Com meus métodos extremos, tento levar o OM ao nosso objetivo final. Algumas pessoas me consideram um criminoso, não é justo, sou uma boa pessoa. Isso me irritou, não tenho nenhum jogador contra mim, não é verdade. Não quero ser amado por todos, mas até minha mãe me ligou esta manhã e me perguntou: o que você fez? Fazendo parecer que eu era um criminoso e um delinquente quando não sou.”
O objetivo foi claramente declarado por todos no clube: qualificação para a Liga dos Campeões a todo custo para evitar um potencial desastre. Uma medida sem precedentes de tirar os jogadores do OM da panela de pressão de Commanderie pode ter o efeito desejado para De Zerbi?