Saint-Etienne anuncia Eirik Horneland como novo treinador
O AS Saint-Etienne surpreendeu ao anunciar a contratação do treinador norueguês Eirik Horneland. A equipe francesa agiu rapidamente para substituir Olivier Dall’Oglio, que deixou o cargo no último sábado após uma série de resultados negativos que levaram o clube à 16ª posição na Ligue 1.
Horneland, de 49 anos, era o favorito para assumir o comando técnico do Saint-Etienne. O treinador inclusive pediu demissão do SK Brann na terça-feira para abraçar a oportunidade de treinar na primeira divisão francesa.
Em 2022, Horneland levou o SK Brann ao título da primeira divisão norueguesa e foi eleito o melhor treinador da competição. Apesar de sua relativa inexperiência no exterior e da situação delicada do Saint-Etienne, o treinador assinou um contrato de longo prazo com o clube, válido até 2027, com opção de extensão por mais um ano. Horneland será acompanhado por um novo assistente técnico, Hassan El Fakiri.
Sobre sua contratação, Horneland declarou: “É uma verdadeira honra me juntar a um grande clube como o AS Saint-Étienne, não apenas por sua história e conquistas, mas principalmente pelo papel que desempenha em toda uma cidade e pelo fervor que gera”.
O presidente do Saint-Etienne, Ivan Gazidis, afirmou que Eirik é “um treinador muito talentoso, reconhecido e apreciado, que nos trará muito para construir uma cultura de desempenho e um estilo de jogo assertivo”.