Dom. Mai 18th, 2025

Salvo por Ndiaye: Flop do Everton com 30% de duelos ganhos deve ser dispensado após Goodison

Após 133 anos como a distinta casa do Everton, os Toffees se despediram de seu histórico estádio Goodison Park neste domingo, quando o Southampton viajou para o lado azul de Merseyside.

Foi uma tarde carregada de emoção, com Goodison lotado até o teto pela última vez na Premier League e – felizmente – a maioria dos jogadores do Everton em campo não contribuiu para um final desanimador, pois eles venceram confortavelmente uma equipe do Saints já rebaixada por 2 a 0.

Iliman Ndiaye, em particular, se destacou, com o ex-atacante do Sheffield United agora ostentando o título de último artilheiro de Goodison.

Os heróis finais do Everton em Goodison Park

O ponto óbvio de partida é Ndiaye, que garantiu que a atmosfera permanecesse elétrica ao abrir o placar logo cedo.

O habilidoso camisa dez não havia encontrado o caminho das redes na Premier League neste mês, antes do final em Goodison, mas ele compensou de sobra qualquer jejum ao marcar um fantástico gol individual logo aos cinco minutos.

Ele então garantiu os três pontos ao marcar seu segundo gol no final do segundo tempo, mas houve muitos outros jogadores com atuações positivas além do notável camisa 10.

Dwight McNeil contribuiu com uma assistência pelo lado direito oposto a Ndiaye, enquanto Idrissa Gueye e Vitaliy Mykolenko encerraram suas carreiras em Goodison com muita luta em campo, vencendo um total combinado de 19 duelos. Trabalho impressionante, de fato.

Enquanto todos esses mencionados podem continuar a brilhar na nova casa do Everton, o Hill Dickinson Stadium, outros podem muito bem ter jogado seus últimos jogos em casa vestindo o azul dos Toffees, com um jogador de desempenho abaixo do esperado provavelmente sendo dispensado.

Uma estrela do Everton acabou de jogar seu último jogo em casa

Ashley Young é uma certeza para esta categoria, com o ex-jogador do Manchester United já confirmado para sair ao término de seu contrato, tendo recebido 70 minutos em campo no lugar do lesionado Seamus Coleman.

Embora ainda não tenha sido confirmado publicamente, parece certo que Abdoulaye Doucoure seguirá Young para fora do clube neste verão, considerando que o meio-campista de 32 anos aparentemente estava acenando uma emocionante despedida para a torcida ao ser substituído contra os Saints.

Com 165 partidas em Merseyside, é justo dizer que Doucoure foi um jogador leal ao Everton em tempos difíceis.

Mas, mesmo com um total impressionante de 21 gols e 14 assistências acumulados ao longo do tempo, a atuação de despedida do veterano em Goodison deixou muito a desejar e mostrou por que as negociações de contrato teriam estagnado.

Desempenho de Doucoure em números (Stats by Sofascore)

Estatística Doucoure
Minutos jogados 65
Gols marcados 0
Assistências 0
Toques 43
Passes certos 29/31 (94%)
Chutes 2
Grandes chances perdidas 1
Dribles bem-sucedidos 0/1
Total de duelos ganhos 3/10 (30%)

Doucoure teve dificuldades na função de meio-campista ofensivo, com o camisa 16 desperdiçando uma grande chance de aumentar a vantagem do Everton no jogo de despedida, além de não completar um único drible bem-sucedido.

Mas também foi um dia ruim para Doucoure ao tentar lutar além de suas obrigações ofensivas, com o ex-jogador do Watford vencendo apenas 30% de seus duelos.

Seria um final triste para o meio-campista senegalês no Everton, mas assim como é o caso de Young, a saída de algumas cabeças experientes para talentos mais novos poderia fazer muito bem aos comandados de David Moyes antes de sua grande mudança.

Enquanto dizemos adeus a Goodison, também devemos dizer adeus a Young e Doucoure.

By Rui Queirós

No coração do Porto, vive e trabalha Rui Queirós, um dos analistas desportivos mais perspicazes de Portugal. A sua profunda compreensão do futebol, futsal e râguebi permite-lhe criar conteúdos únicos sobre os aspectos táticos do jogo. Diariamente, analisa as últimas notícias do desporto mundial, com especial atenção às equipas portuguesas em competições internacionais. Rui desenvolveu a sua própria metodologia para avaliar a probabilidade dos resultados desportivos, ajudando os leitores a fazerem apostas mais informadas. A sua coluna semanal de previsões desportivas tem uma das maiores taxas de precisão do país.

Related Post