Qua. Jun 11th, 2025

Pelo segundo verão consecutivo, o Stade de Reims encontra-se à procura de um novo treinador para a sua equipa principal.

Relatos da imprensa desportiva, nomeadamente do jornal L’Équipe, indicam que Samba Diawara não se manterá no cargo de técnico para a temporada 2025-26. O francês de 47 anos, natural de Paris, tinha assumido a função de treinador interino no início de fevereiro, na sequência do despedimento de Luka Elsner.

Sob a sua orientação, o Reims conseguiu chegar à final da Taça de França, onde viria a ser goleado por 3-0 pelo Paris Saint-Germain. Contudo, a passagem de Diawara pelo comando técnico na Ligue 1 foi menos feliz, registando a equipa apenas três vitórias durante este seu segundo período à frente da equipa.

Após a derrota na final da Taça e, subsequentemente, a eliminação no play-off de manutenção da Ligue 2 frente ao FC Metz (com uma derrota por 3-1 em casa após prolongamento no jogo da segunda mão), o Reims acabou despromovido para o segundo escalão do futebol francês. Esta será a primeira vez que o clube, outrora bicampeão europeu, competirá na Ligue 2 desde a temporada 2017-18.

Esta última época repetiu, de certa forma, o cenário da passagem interina anterior de Diawara, quando substituiu Will Still na fase final de 2023-24. Apesar de não ser o treinador principal, existe a possibilidade de Samba Diawara permanecer na estrutura técnica do clube, uma vez que possui contrato válido até 2028.

A identidade do próximo timoneiro do Reims ainda não é conhecida, mas, segundo informações do L’Équipe, Philippe Montanier surge como o principal candidato. O antigo guarda-redes de 60 anos dirigiu recentemente o Toulouse FC, tendo-o levado à conquista inédita da Taça de França na temporada 2022-23.

Montanier foi despedido do Toulouse em junho de 2023, curiosamente após ter sido campeão da Ligue 2 com o mesmo clube na época de 2021-22. O técnico já foi eleito Treinador da Temporada da Ligue 2 em duas ocasiões distintas.

By Tiago Mendonça

Tiago Mendonça vive na agitada Braga, onde mergulha diariamente no mundo do jornalismo desportivo. Com mais de 15 anos de experiência na cobertura de eventos desportivos em Portugal, desenvolveu um interesse particular pelo futebol e andebol, os dois desportos mais populares do país. Os seus artigos analíticos sobre previsões para jogos da Primeira Liga são regularmente publicados nas principais revistas desportivas. Tiago é conhecido pela sua capacidade de prever com precisão os resultados dos jogos, baseando-se numa análise detalhada de estatísticas e da forma atual das equipas. Além disso, apresenta um podcast popular sobre apostas desportivas, onde partilha informações privilegiadas e conselhos profissionais.

Related Post