Sáb. Abr 19th, 2025

Semana Memorável para Lucas Perri, o ‘Melhor Goleiro do Mundo’

“O melhor goleiro do mundo” foram os superlativos usados pelo técnico do Lyon, Paulo Fonseca, para descrever seu guarda-redes, Lucas Perri (27), na semana passada. Embora esses comentários possam incluir um ligeiro exagero, não há muitos jogadores que tiveram uma semana melhor do que o goleiro brasileiro.

Perri foi convocado para a seleção brasileira antes da próxima pausa internacional para substituir o lesionado Ederson, do Manchester City. O ex-jogador emprestado pelo Crystal Palace já havia sido selecionado para representar seu país no nível mais alto, mas não conseguiu fazer uma aparição. Com o número um do Manchester City fora de questão, o goleiro do OL espera que sua seleção se transforme em uma noite para recordar e uma eventual estreia nas próximas semanas.

Receber grandes elogios de seu treinador e ser reconhecido por seu país, com uma potencial estreia por vir, é uma semana para recordar para qualquer um. No entanto, quando se analisa mais profundamente suas atuações, os sinais mostram que esta semana memorável que se materializa não é um acaso.

Há pouco mais de uma semana, o Lyon viajou para Nice sabendo que teria que produzir uma atuação estelar para acabar com um dos dois únicos recordes caseiros invictos na Ligue 1. Antes da chegada do Les Gones, Le Gym não havia perdido um jogo em casa no campeonato durante toda a temporada – um feito replicado apenas pelo PSG.

O OL acabou por ser o vencedor, derrotando o Nice por 2-0 e terminando com seu impressionante recorde em casa. No papel, o placar indicaria que foi uma atuação controlada do Lyon, mas se não fosse por Perri, poderia ter sido uma história completamente diferente. O guarda-redes produziu uma exibição dominante, com 3 defesas de alto nível – mantendo sua baliza a zeros.

Esta atuação após outra exibição impressionante contra o FCSB na UEFA Europa League levou Fonseca a elogiar o ex-goleiro do Botafogo como “o melhor do mundo”. A influência de Perri agora está sendo sentida no OL, mas nem sempre foi assim.

Esperando o Momento Certo

O jovem internacional brasileiro chegou ao Lyon na janela de transferências de janeiro de 2025 e instantaneamente teve que aceitar que os minutos seriam escassos em seus primeiros meses no Groupama Stadium. Anthony Lopes, agora no Nantes, era o número um insubstituível no Les Gones e era assim desde que Hugo Lloris deixou o clube para o Spurs em 2012.

Lopes permaneceu o goleiro titular do OL até o final da temporada 2023/24, quando foi decidido que o momento era certo para uma mudança e para substituir o internacional português entre as balizas. Com as oportunidades limitadas que lhe foram dadas em seus primeiros 6 meses, o jogador de 27 anos provou que era um herdeiro digno para herdar o lugar de goleiro número um.

Perri teve oportunidades de provar seu valor como goleiro da taça do clube do Rhône. Apesar de esta ser às vezes uma dinâmica difícil, isso não afetou Perri e ele prosperou enquanto o Les Gones chegou à final da Coupe de France antes de ser eventualmente derrotado pelo PSG.

A prova estava no pudim de que o goleiro do Lyon era um substituto digno para Lopes nas quartas de final da Coupe de France. O OL enfrentou o Strasbourg e, após um empate sem gols, os times não puderam ser separados, o que significava que uma disputa de pênaltis decidiria qual equipe avançaria para as semifinais. Perri deu ao Lyon um começo perfeito ao defender o pênalti de Thomas Delaine. Essa intervenção seria decisiva, pois o erro de Lucas Perrin confirmou o avanço do Les Gones.

Demorou muito para Perri ser capaz de mostrar suas qualidades na Ligue 1, mas depois de substituir Lopes, ele está mostrando seu valor. Após ser convocado para o Brasil, o guarda-redes do Lyon espera que sua semana memorável melhore ainda mais com uma estreia contra a Colômbia na noite de quinta-feira.

By Tiago Mendonça

Tiago Mendonça vive na agitada Braga, onde mergulha diariamente no mundo do jornalismo desportivo. Com mais de 15 anos de experiência na cobertura de eventos desportivos em Portugal, desenvolveu um interesse particular pelo futebol e andebol, os dois desportos mais populares do país. Os seus artigos analíticos sobre previsões para jogos da Primeira Liga são regularmente publicados nas principais revistas desportivas. Tiago é conhecido pela sua capacidade de prever com precisão os resultados dos jogos, baseando-se numa análise detalhada de estatísticas e da forma atual das equipas. Além disso, apresenta um podcast popular sobre apostas desportivas, onde partilha informações privilegiadas e conselhos profissionais.

Related Post