Embora não tenham gastado as somas de dinheiro verdadeiramente vastas como em janelas passadas, o Chelsea tem estado ativo no mercado neste verão.
Atualmente, os campeões da Conference League fizeram contratações notáveis como João Pedro, Liam Delap e Jamie Gittens, e estão prestes a garantir a contratação do promissor Jorrel Hato a qualquer momento.
No entanto, apesar de todos os negócios bem-sucedidos que conseguiram concretizar, o Chelsea viu o Liverpool garantir o prolífico Hugo Ekitiké, que havia sido cotado para uma mudança para Stamford Bridge no início da janela de transferências.

Felizmente, se os relatos forem verdadeiros, o clube de Londres Ocidental pode estar a fechar um acordo por um jogador que pode ser a sua própria versão do atacante francês.
Chelsea Procura O Seu Próprio Ekitike
Embora muito já tenha acontecido neste verão, e seja difícil acompanhar cada negócio e boato, é verdade que o Chelsea foi ligado a Ekitiké em vários momentos no início da janela.

No entanto, com os Blues claramente focados em outros alvos mais urgentes, e provavelmente não tão interessados quanto algumas histórias sugeriam, o Liverpool adiantou-se e garantiu os serviços do francês por uma taxa de cerca de £69 milhões.
Curiosamente, embora o ex-jogador do Eintracht Frankfurt não esteja mais disponível, o Chelsea parece estar próximo de garantir outra joia ofensiva que pode ser a sua versão dele.

Isso é, pelo menos, de acordo com um relatório recente da publicação alemã Bild, que reafirma o intenso interesse do Chelsea no talentoso Xavi Simons.
O relatório avança, revelando que os Blues chegaram a um amplo acordo sobre os termos com o próprio jogador, e embora ainda não tenham feito uma oferta oficial ao RB Leipzig, acredita-se que o clube alemão está a pedir uma taxa de €70 milhões, o que equivale a cerca de £61 milhões.
Seria uma transferência dispendiosa para concretizar, mas dada a habilidade e o potencial de Simons, valeria a pena, especialmente porque ele poderia ser o `Ekitike` do próprio Chelsea.
Por Que Simons Pode Ser O Próprio Ekitike do Chelsea
Em primeiro lugar, embora Simons seja um jogador incrivelmente versátil e que já fez algumas aparições no ataque, ele não é um ponta de lança como Ekitiké. No entanto, ainda existem várias razões pelas quais o primeiro poderia ser a versão do Chelsea do segundo.

Primeiramente, o jovem holandês também estaria a caminho de um clube do “big six” da Premier League vindo de um time da Bundesliga fora dos dois grandes tradicionais, o Leipzig, de forma semelhante à mudança do francês para Merseyside vindo do Eintracht Frankfurt.
Em segundo lugar, ambos os jogadores estão a fazer as suas transferências em idades semelhantes, com o maestro do meio-campo tendo apenas 22 anos e o empolgante ponta de lança acabado de fazer 23 anos.
A última semelhança, de certa forma superficial, é o fato de ambos terem passado algum tempo a jogar pelo Paris Saint-Germain.
Simons juntou-se ao sistema de formação do clube francês em 2019 e, em seguida, saiu e regressou ao longo dos anos seguintes até que a sua mudança para Leipzig se tornou permanente em janeiro. O novo craque do Liverpool juntou-se aos parisienses em julho de 2022 e depois partiu para a Alemanha num acordo permanente dois anos depois.
Finalmente, embora seja improvável que o ex-dínamo do PSV Eindhoven iguale os 22 golos em 48 jogos que Ekitiké marcou na temporada passada, devido à posição em que costuma jogar, ele ainda tem a capacidade de ser uma força ofensiva avassaladora e pode ajudar a mudar o rumo dos jogos para Maresca e companhia.
Por exemplo, em apenas 33 aparições na temporada passada, totalizando 2763 minutos, o “transformador de jogos” nascido em Amesterdão, como o olheiro de talentos Jacek Kulig o apelidou, marcou 11 golos e deu oito assistências.
Simons em 24/25 | |
---|---|
Aparências | 33 |
Minutos | 2763` |
Golos | 11 |
Assistências | 8 |
Participações em Golos por Jogo | 0.57 |
Minutos por Participação em Golo | 144` |
Em outras palavras, o talento sensacional, que um analista apelidou de `um dos melhores camisas 10 do mundo`, conseguiu uma média de participação em golos a cada 1,73 jogos, ou a cada 144 minutos.
Em última análise, embora não seja barato, o Chelsea deveria fazer o que puder para trazer Simons para o Oeste de Londres neste verão, pois ele poderia adicionar uma qualidade real ao seu ataque e ser uma resposta para Ekitiké.