O SFS Snack Brussels, evento realizado no Parlamento Europeu, chegou ao fim, trazendo o debate sobre a governança do futebol europeu para o centro das instituições europeias. Instituições, especialistas e profissionais do setor reuniram-se para discutir os desafios regulatórios, econômicos e sociais que moldarão o futuro do futebol na Europa.
O evento reafirmou a urgência de reformas estruturais para garantir a competitividade do futebol europeu, respeitando os princípios de transparência, equidade e sustentabilidade. O diálogo iniciado entre instituições, ligas, clubes e stakeholders do setor representa um ponto de partida para futuras colaborações e iniciativas concretas.
O evento foi aberto com os cumprimentos institucionais do Deputado Nicola Zingaretti, membro do Parlamento Europeu, que destacou como “unir a Europa significa unir a sociedade e as pessoas, unir indústrias, modelos sociais, cultura e também o setor esportivo. O futebol é muito mais que um jogo. É paixão, identidade, economia e, acima de tudo, um elo social que une milhões de pessoas em toda a Europa e no mundo. Por isso, nós, como instituições europeias, não podemos ignorar os desafios e responsabilidades ligados ao futebol e ao esporte. Do respeito às regras à defesa dos direitos, o futebol pode ser um grande exemplo do que a Europa deve ser: um espaço de competição leal, inclusão e oportunidades para todos”.
Gianfilippo Valentini, CEO da SFS, ecoou estas palavras, acrescentando: “O futebol é muito mais do que um esporte: é um fenômeno social, cultural e econômico que envolve milhões de pessoas. Eventos como o SFS Snack Brussels são fundamentais porque permitem trazer as questões-chave do desenvolvimento sustentável do futebol para dentro das instituições, promovendo um diálogo construtivo entre stakeholders, legisladores e operadores do setor. Só através da discussão podemos construir um futuro em que o futebol seja mais justo, inclusivo e sustentável, respeitando as regras e os direitos de todos os seus protagonistas”.
Foram realizados três painéis de discussão durante o evento: “Áreas prioritárias: combate à discriminação e sustentabilidade ambiental em eventos de futebol” com Michele Uva (UEFA) e Cristiana Pace (Enovation Consulting); “Mídia, geoblocking e direitos de transmissão na Europa” com Laura Vilches (Sports Rights Owners Coalition), Giuseppe Abbamonte (DG Connect – Comissão Europeia) e Paola Marinone (BuzzMyVideos); e “Governança do futebol e as lutas legais que moldaram o futebol” com Jean-Louis Dupont (Dupont-Hissel), Carlo Rombolà (Studio Rombolà), Giorgio Guazzugli Marini (Comissão Europeia), Alexandre Bielefeld (FIFPRO) e Mathieu Moreuil (The European Leagues).
A SFS é uma plataforma de referência para o debate sobre o futebol internacional, capaz de unir inovação, relacionamentos e visão estratégica. O evento será seguido pelas próximas etapas de abril em Milão e Vila-real, com novos SFS Snacks e discussões sobre o futuro do setor.