O calendário do futebol italiano agendou jogos durante os feriados da Páscoa e da Pascoela. Este ano, a Serie A, Serie B e Serie C não interromperam as partidas, mantendo o cronograma pré-estabelecido que não previa pausas durante o período pascal.
Consequentemente, a Serie A e a Serie C tiveram jogos programados entre sábado, domingo e segunda-feira, enquanto a Serie B jogou na segunda-feira de Páscoa.
A Polêmica Declaração de Silvio Baldini
Essa decisão causou controvérsia e levou alguns membros do meio futebolístico a criticar a organização dos campeonatos e seus calendários. Entre os mais críticos está Silvio Baldini, treinador do Pescara, que expressou seu descontentamento em relação ao jogo contra o Legnago Salus na Pascoela.
Em entrevista coletiva, Baldini manifestou sua indignação com a escolha de realizar jogos durante as festividades religiosas:
“Consideram justo que no dia de Páscoa eu tenha que viajar de trem para jogar perto de Verona, contra o Legnago? Ou aqueles que jogaram no Natal, viajando de ônibus ou trem? Onde está o respeito pela nossa religião? Somos católicos. Ontem era Sexta-feira Santa, e a Paolini não jogou porque eventos esportivos eram proibidos. Por que na Itália não se pode fazer o mesmo? No dia de Páscoa, quero estar com minha família, e no Natal, quero fazer a mesma coisa. Onde existe família se nem sequer santificamos os feriados? Onde está? Depois, é normal que a sociedade vá à deriva.”
Histórico de Jogos na Páscoa
Uma rodada completa da Serie A não é disputada na Páscoa desde março de 1978. Contudo, devido a necessidades de calendário, foram realizados dois jogos de recuperação no dia da ressurreição de Cristo: Perugia x Inter em 2004 e Reggina x Udinese em 2009. Este ano, porém, a Serie A, Serie B, as três divisões da Serie C e o campeonato Primavera terão jogos oficiais entre a Páscoa e a Pascoela.