A Itália ainda está na disputa por uma vaga adicional na Liga dos Campeões do próximo ano, após a vitória da Inter por 2 a 1 sobre o Feyenoord na segunda mão das oitavas de final na terça-feira à noite. No entanto, a situação ainda exige que a Espanha ou a Inglaterra caiam no ranking para que haja um quinto time da Serie A na competição na próxima temporada.
A Inter garantiu sua vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões com uma vitória agregada de 4 a 1 sobre o Feyenoord nas oitavas de final, incluindo uma vitória por 2 a 1 em San Siro na terça-feira à noite, graças aos gols de Marcus Thuram e Hakan Calhanoglu.
Os Nerazzurri são o único time da Serie A restante na Liga dos Campeões, após as saídas de Juventus, Milan, Atalanta e Bologna.
Ter quatro times fora da Liga dos Campeões colocou a Itália em desvantagem em comparação com a Inglaterra e a Espanha, que ainda têm três times envolvidos antes das partidas de quarta-feira.
Incluindo a Liga Europa e a Liga Conferência, restam quatro times italianos, enquanto a Inglaterra e a Espanha têm seis cada.
Onde a Itália se Encontra na Corrida por uma Vaga Extra na Liga dos Campeões

Atualmente, a Inglaterra está no topo do ranking de coeficientes de associações da UEFA com uma pontuação de 22.178, a Espanha está em segundo com 20.392, enquanto a Itália está em terceiro com 19.375.