Seg. Mai 5th, 2025

Tão Ruim Quanto Shaw: Amorim Deve Afastar Desastre do Man Utd Após Exibição 4/10 Contra Brentford

O Manchester United não perdia 16 jogos numa única temporada da liga desde 1989/90. Esta campanha viu os Red Devils perigosamente perto da zona de despromoção.

A equipa de Ruben Amorim talvez tenha sorte pelo facto de as três equipas despromovidas – Southampton, Leicester e Ipswich – terem sido tão fracas.

Com efeito, após a pesada derrota por 4-3 frente ao Brentford no domingo à tarde, o United encontra-se agora em 15º lugar na liga com 39 pontos, um ponto acima do Tottenham Hotspur, que teve um desempenho igualmente mau.

É estranho, portanto, que ambos possam defrontar-se na final da Liga Europa em Bilbao, caso tudo corra bem na quinta-feira à noite, quando a equipa de Amorim enfrentar o Athletic Club na segunda mão da meia-final.

Pode-se dizer, apesar da vantagem agregada na primeira mão, que precisarão de jogar muito melhor do que no fim de semana, quando um certo Luke Shaw dificilmente se destacou.

O Desempenho Decepcionante de Luke Shaw Contra o Brentford

Contratado em junho de 2014 por £27 milhões como uma das jovens promessas mais brilhantes do futebol inglês, pode-se afirmar que Shaw foi uma excelente contratação.

Apesar da horrível fratura na perna e dos seus recentes problemas de lesão, Shaw correspondeu, em grande parte, à expectativa de ser um dos melhores laterais esquerdos da sua geração em Inglaterra.

O problema é que parece que os seus dias no United estão a chegar a um triste fim devido a esses problemas de condição física.

A verdade é que o defesa tem enfrentado anos de pesadelo na enfermaria, falhando 48 jogos por clube e seleção na época passada e 62 nesta.

Ele jogou apenas oito vezes nesta época, e a sua segunda titularidade em 2024/25, que foi contra os `Bees` este fim de semana, pode muito bem ter sido a sua última com as cores do United.

Afinal, o jogador de 29 anos teve grandes dificuldades como defesa central pelo lado esquerdo, sendo substituído após 45 minutos depois de quase marcar dois autogolos nesse primeiro período. Shaw, infelizmente, acabou por introduzir a bola na própria baliza, num momento que tipificou as suas dificuldades nas eras de Erik ten Hag e Amorim.

Luke Shaw vs Brentford
Minutos jogados 45
Toques 30
Passes certos 19/24 (79%)
Passes decisivos 0
Remates 0
Dribles bem-sucedidos 0
Cortes 2
Desarmes 1
Interceções 0
Duelos ganhos 1/3
Estatísticas via Sofascore.

Evidentemente com dificuldades na condição física, talvez o atual treinador em Old Trafford não devesse tê-lo escalado como titular.

O mesmo pode ser dito sobre Patrick Dorgu.

O Desempenho de Patrick Dorgu em Números Contra o Brentford

Que primeiros meses de carreira confusos e irregulares tem tido Dorgu no noroeste de Inglaterra.

A primeira contratação de Amorim, vindo do Lecce na Serie A, como lateral-extremo rápido, parecia feito à medida para o novo sistema do treinador no United.

Embora o jogador de 20 anos ainda tenha muito tempo para se afirmar, a curto prazo, as coisas não parecem boas para o jovem dinamarquês.

Ele tem sido afetado pela inconsistência, algo que foi evidenciado por um cartão vermelho contra o Ipswich em fevereiro, falta de participação em golos (apenas um) e a sua saída ao intervalo no domingo.

Amorim admitiu após a vitória por 3-0 na quinta-feira passada que Dorgu estava a sentir fadiga e, portanto, foi talvez estranho vê-lo selecionado para o lado direito do ataque do United poucos dias depois.

Claramente ainda sem a melhor condição física, tal como Shaw, não foi surpresa que ele tenha durado apenas 45 minutos contra os `Bees`.

O repórter do Manchester Evening News, Samuel Luckhurst, foi um dos críticos ao seu desempenho, dando-lhe a nota 4/10 e escrevendo: `Defendeu distraidamente no poste mais distante para o golo de cabeça de Schade. Só foi titular pela ausência de um extremo direito sénior.`

Dorgu vs Brentford
Minutos jogados 45
Toques 28
Passes certos 12/16 (75%)
Passes decisivos 0
Remates 0
Dribles 0
Duelos no chão ganhos 1/3
Duelos aéreos ganhos 1/2
Cortes 2
Interceções 0
Desarmes 0
Estatísticas via Sofascore.

Defender distraidamente resume bem o dia do United, que se queixou da sua tendência para conceder oportunidades fáceis ao Brentford.

Sem surpresa, Dorgu saiu do campo com menos toques (28) do que o guarda-redes Altay Bayindir (57) e Shaw (30), mas mais alarmante, considerando que jogava como lateral-extremo, ele não teve um único remate, não fez um passe decisivo e perdeu dois dos seus cinco duelos. Ele não marcou um autogolo como um dos seus colegas, mas foi uma exibição igualmente desordenada e tímida.

Com Amad de volta e a marcar, dar-lhe uma oportunidade em detrimento do internacional dinamarquês na quinta-feira parece certamente uma solução viável.

By Rui Queirós

No coração do Porto, vive e trabalha Rui Queirós, um dos analistas desportivos mais perspicazes de Portugal. A sua profunda compreensão do futebol, futsal e râguebi permite-lhe criar conteúdos únicos sobre os aspectos táticos do jogo. Diariamente, analisa as últimas notícias do desporto mundial, com especial atenção às equipas portuguesas em competições internacionais. Rui desenvolveu a sua própria metodologia para avaliar a probabilidade dos resultados desportivos, ajudando os leitores a fazerem apostas mais informadas. A sua coluna semanal de previsões desportivas tem uma das maiores taxas de precisão do país.

Related Post