Sáb. Abr 19th, 2025

Tottenham Deixou Escapar Estrela de Classe Mundial de £30M Quando Criança, Agora Joga Como Salah

De uma crise de lesões aparentemente interminável a uma forma doméstica terrivelmente pobre, esta tem sido uma temporada para esquecer para os torcedores do Tottenham Hotspur.

No entanto, embora o presente seja bastante sombrio, o futuro parece incrivelmente brilhante.

As jovens contratações de Ange Postecoglou, como Archie Gray e Lucas Bergvall, têm sido brilhantes, e Hotspur Way parece estar produzindo uma série de talentos incríveis, como Mikey Moore, Luca Williams-Barnett e Tyrese Hall.

Archie-Gray-Bergvall-Solanke

Dentro de alguns anos, os londrinos do norte podem ter um time genuinamente brilhante, repleto de talentos caseiros. No entanto, seria um esquadrão ainda melhor se tivessem mantido uma antiga joia da academia que agora joga na Premier League e que foi comparada a Mohamed Salah.

Talentos do Tottenham Que Escaparam

Com os jovens mencionados, parece que o Tottenham está à beira de uma geração brilhante de talentos saindo de Hotspur Way. Mas não é a primeira, pois há vários graduados jogando por times de primeira linha em toda a Europa, sendo o mais óbvio Harry Kane.

tottenham-kit-harry-kane

O capitão da Inglaterra se juntou aos londrinos do norte quando adolescente e, depois de passar por vários empréstimos, realmente se estabeleceu como um membro indispensável do primeiro time na temporada 14/15, quando marcou 31 gols e deu cinco assistências em 51 jogos.

O atacante nascido em Walthamstow continuaria a estrelar pelos londrinos do norte até o verão de 2023, quando se juntou ao Bayern de Munique por cerca de £86 milhões, com um saldo final de 280 gols e 61 assistências em 435 jogos.

Desde que se mudou para a Alemanha, o jogador de 31 anos se tornou ainda mais eficaz no ataque, acumulando um total de 77 gols e 24 assistências em 83 jogos, e parece pronto para ganhar a Bundesliga nesta temporada, no que será a primeira grande honra de sua carreira.

Um graduado da academia que não teve uma carreira tão estelar quanto Kane, mas que está jogando na Premier League é Kyle Walker-Peters.

Southampton`s Kyle Walker-Peters applauds their fans after the match

Depois de passar pelo sistema juvenil em N17, o lateral-direito nascido em Edmonton fez 24 jogos pelos Lilywhites, nos quais marcou um gol e deu cinco assistências, mas foi emprestado ao Southampton em janeiro de 2020 e contratado pelos Saints por cerca de £12 milhões naquele verão.

Finalmente, o zagueiro do Celtic Cameron Carter-Vickers também é um graduado da academia do Tottenham e, embora nunca tenha conseguido se firmar no norte de Londres, ele prosperou ao norte da fronteira.

Na verdade, caso os Hoops conquistem o título este ano – o que é quase certo que acontecerá – ele terá conquistado o título todos os anos desde que se mudou para Glasgow, o que é muito bom.

No entanto, embora o Tottenham não vá perder o sono por um jogador que está se saindo bem na Escócia, eles ainda podem se arrepender de perder uma joia da academia que agora joga na Premier League e que foi até comparada a Salah.

A Joia de Hotspur Way Comparada a Salah

Agora, há muitos outros graduados de Hotspur Way que estão jogando na Inglaterra, de Marcus Edwards no Burnley a Oliver Skipp e Harry Winks no Leicester City.

No entanto, quando se trata de qualidade atual e potencial futuro, Noni Madueke é o graduado de destaque na Premier League.

Chelsea winger Noni Madueke

O ponta nascido em Barnet fez parte da estrutura juvenil do clube até o verão de 2018, quando se juntou ao PSV Eindhoven, da Eredivisie. Lá, seu saldo de 20 gols e 14 assistências foi suficiente para garantir uma transferência de £30 milhões para o Chelsea em janeiro de 2023.

No entanto, antes de chegarmos a como ele tem se saído nesta temporada, vale a pena examinar essa comparação com Salah e de onde ela vem.

Ela deriva principalmente do FBref, que analisa jogadores em posições semelhantes na Premier League e, em seguida, cria uma lista dos dez jogadores mais comparáveis para cada um. Neste caso, concluiu que o craque egípcio é o quarto meio-campista ofensivo ou ponta mais semelhante ao inglês.

A melhor maneira de ver de onde veio essa comparação é observar as métricas subjacentes em que a dupla se classifica de perto, incluindo, mas não se limitando a, gols esperados sem pênalti, chutes a gol, dribles bem-sucedidos, cruzamentos para a área de pênalti e mais, tudo por 90 minutos.

Longe de suas semelhanças estatísticas com potencialmente o melhor ponta do futebol mundial, o talento do Blues, a quem o jornalista Simon Phillips certa vez chamou de `classe mundial`, tem desfrutado de uma temporada relativamente bem-sucedida do ponto de vista pessoal.

Por exemplo, em apenas 28 jogos, totalizando 1653 minutos, ele marcou oito gols e deu quatro assistências.

Isso significa que o perigoso jogador de 23 anos está com uma média de participação em gol a cada 2,33 jogos, ou a cada 137,75 minutos, um nível de produção que certamente aumentará à medida que ele se desenvolver.

Em última análise, o Tottenham já é um time brilhante quando se trata de marcar gols e tem um grupo sensacional de jovens a caminho de sua academia. Ainda assim, não podemos deixar de imaginar o quão mais perigosos eles poderiam ser se Postecoglou tivesse Madueke em seu banco ou em sua escalação titular.

By Rui Queirós

No coração do Porto, vive e trabalha Rui Queirós, um dos analistas desportivos mais perspicazes de Portugal. A sua profunda compreensão do futebol, futsal e râguebi permite-lhe criar conteúdos únicos sobre os aspectos táticos do jogo. Diariamente, analisa as últimas notícias do desporto mundial, com especial atenção às equipas portuguesas em competições internacionais. Rui desenvolveu a sua própria metodologia para avaliar a probabilidade dos resultados desportivos, ajudando os leitores a fazerem apostas mais informadas. A sua coluna semanal de previsões desportivas tem uma das maiores taxas de precisão do país.

Related Post