Desde que assumiu o cargo há quase dois anos, Ange Postecoglou transformou completamente o Tottenham Hotspur.
Dentro de campo, os resultados podem não ter melhorado drasticamente, mas ao contrário dos técnicos anteriores, o time não está mais entediando os torcedores.
No entanto, onde o australiano fez as mudanças mais significativas foi na composição do elenco, vendo várias estrelas partirem e muitos talentos promissores chegarem.
Na verdade, a Premier League parece estar repleta de jovens incrivelmente promissores nesta temporada, e o Tottenham pode ter encontrado sua resposta ao recente estreante pela Inglaterra, Myles Lewis-Skelly.
Os jovens mais promissores da Premier League
Vamos começar perto de casa com uma das estrelas revelação do Tottenham em um ano bastante sombrio: Lucas Bergvall.
O sueco, que foi contratado do Djurgårdens por cerca de £8,5 milhões no último inverno, tornou-se cada vez mais importante para o time principal à medida que a temporada avançava.
De fato, 13 de suas 19 partidas como titular foram desde o Natal, e ao vê-lo jogar, é fácil entender por que Postecoglou quer lhe dar mais responsabilidade.
O talento `geracional` de 19 anos, como apelidado pelo jornalista Mitch Fretton, parece ser capaz de fazer tudo no meio-campo, seja interromper o jogo com um desarme oportuno ou iniciar ataques com uma corrida vigorosa pelo meio-campo ou um passe perfeitamente cronometrado.
Outro dos jovens mais promissores dos Lilywhites nesta temporada tem sido Mikey Moore, que, com apenas 17 anos e em 632 minutos de futebol no time principal, marcou uma vez e deu duas assistências, além de ter sido comparado a Neymar Jr por James Maddison.
Mudando para o lado vermelho do Norte de Londres agora, e embora os torcedores do Tottenham não gostem de ouvir isso, compreensivelmente, Ethan Nwaneri do Arsenal também deu um grande passo nesta temporada, marcando oito gols e dando uma assistência em apenas 1087 minutos no time principal.
Não são apenas os tradicionais `seis grandes` que descobriram alguns jovens talentos sensacionais este ano, já que o defensor espanhol de 19 anos, Dean Huijsen, tem sido uma das estrelas da brilhante campanha do Bournemouth até agora.
A ex-joia da Juventus conseguiu marcar dois gols, e de acordo com o FBref, está no top 1% dos zagueiros nas cinco principais ligas da Europa em interceptações, no top 4% em ações de criação de chutes e desarmes, no top 5% em gols esperados sem pênalti mais assistências e mais, tudo por 90 minutos.
No entanto, quando se trata do talento adolescente mais em destaque, tem que ser o próprio Lewis-Skelly dos Gunners, embora não haja necessidade de os torcedores do Tottenham ficarem com ciúmes, pois parece que eles têm sua própria versão do jovem de 18 anos.
O próprio Lewis-Skelly do Tottenham
Houve um debate acalorado entre os torcedores do Tottenham ultimamente sobre se Djed Spence deveria ter estado no elenco da Inglaterra no lugar do prodígio do Arsenal. No entanto, ele não é o mais próximo de Myles Lewis-Skelly. Em vez disso, essa honra é concedida a Archie Gray.
Existem algumas razões principais pelas quais o incrível talento que se juntou ao clube no verão passado por cerca de £30 milhões poderia ser sua versão do jogador do Arsenal, sendo a mais importante como ele foi utilizado nesta temporada.
Como o jogador da Hale End, a ex-joia do Leeds United é antes de mais nada um meio-campista central, mas devido à incrível quantidade de lesões defensivas que o time teve que lidar este ano, ele jogou na defesa mais do que em qualquer outro lugar.
Versatilidade posicional de Gray |
|
---|---|
Posição |
Partidas |
Zagueiro |
19 |
Lateral-direito |
7 |
Lateral-esquerdo |
5 |
Meio-campo defensivo |
3 |
Outro |
3 |
Todas as estatísticas via Transfermarkt |
Por exemplo, em todas as competições desta temporada, a estrela nascida em Durham fez 19 partidas como zagueiro, sete como lateral-direito, cinco como lateral-esquerdo e apenas três como meio-campo defensivo.
Da mesma forma, o jovem astro dos Gunners fez 23 partidas como lateral-esquerdo e apenas duas como meio-campo defensivo.
Além de serem usados de maneiras semelhantes por seus respectivos técnicos, ambos são incrivelmente bem avaliados para suas idades, com a estrela do Arsenal já tendo conquistado uma convocação sênior para a Inglaterra e o prospecto do Tottenham sendo descrito como uma estrela `futura de £100 milhões` pelo respeitado analista de futebol Ben Mattinson.
Em última análise, Lewis-Skelly certamente parece ser um talento real e alguém que terá uma carreira sensacional, mas a mesma coisa poderia e deveria ser dita sobre Gray, e dadas suas trajetórias, não ficaríamos surpresos em vê-los jogando juntos pela Inglaterra no futuro.