O ícone da Roma e campeão mundial pela Itália, Francesco Totti, está no centro de uma grande polêmica devido a um evento midiático programado na Rússia.
O ex-atacante tem agendada uma participação como convidado de honra no prêmio International RB Award em Moscou, no dia 8 de abril.
Este evento é organizado por um dos maiores sites russos dedicados a esportes e apostas. Cartazes já foram divulgados anunciando a presença de Totti com o lema: ‘O Imperador está chegando à Terceira Roma’.
Considerando a invasão da Ucrânia pela Rússia e os bombardeios contínuos no país, incluindo ataques noturnos a hospitais, Totti tem recebido duras críticas por aceitar este convite.
Totti Criticado por Plano de Visitar a Rússia

Além de diversas ofensas nas redes sociais, também há apelos sinceros para que ele reconsidere sua decisão.
“Estamos surpresos e desapontados ao saber da possível participação de Francesco Totti em um evento em Moscou em abril”, declarou Andrea Massaroni, coordenador do partido político +Europa.
“Totti representa para a Roma, para a Itália e para milhões de pessoas ao redor do mundo muito mais do que um campeão esportivo. Ele é um símbolo de generosidade, coração e valores positivos.”
“Por isso, fazemos um apelo sincero e afetuoso: Francesco, não se associe a quem atropela os direitos humanos e a democracia. Fique do lado certo da história.”
A tensão política entre a Rússia e a Itália tem sido particularmente intensa nos últimos meses, com o Presidente da República, Sergio Mattarella, alertando em vários discursos sobre a ameaça representada por Vladimir Putin para toda a Europa.
Isso, por sua vez, provocou uma resposta irritada do Ministério das Relações Exteriores russo.