Fede Valverde, a alma e a coragem do Real Madrid nesta temporada, foi novamente crucial para a sua equipe ontem à noite. Quando tudo se encaminhava para um empate de 0-0 que deixaria os brancos fora da luta pela La Liga e entregaria o título ao FC Barcelona, o meio-campista uruguaio tirou da cartola um novo míssil para agitar o Bernabéu. Mais um para uma lista que parece não ter fim, um chute de outro mundo que já se tornou sua marca registrada. Fede, aos 93 minutos, mostrou que ninguém se rende aqui e que até o fim, o time merengue vai esgotar suas opções de ser campeão. A tarefa é complicada, mas a vitória por 1-0 contra o Athletic Club abre uma pequena fresta de esperança.
Um Autêntico `Canhoneiro`
As condições do uruguaio são sensacionais, ele tem um grande alcance, uma capacidade de esforço inquestionável, um notável passe longo, facilidade para chegar e aparecer… mas em uma habilidade ele é possivelmente o melhor do mundo: seu chute de longa distância. Ontem foi a última prova de que Valverde não tem pernas comuns, mas sim dois torpedos dotados de um chute de outra galáxia.
Minuto 93, Brahim tenta entrar na área sem sucesso, perde a bola, mas Lekue não consegue ficar com ela e seu rebote cai nos pés de Fede Valverde, o `8`. Ele não pensa duas vezes, controla a bola e dispara um voleio estratosférico que termina no ângulo do gol defendido por Unai Simón. O goleiro pouco pôde fazer além de seguir com o olhar a trajetória da bola. Um golaço de placa.
É o nono gol do jogador de Montevidéu nesta temporada e a maioria deles foram, como o de ontem, de grande beleza. Nesta temporada, ele marcou verdadeiros golaços contra Sevilla, Rayo Vallecano, Valladolid, Villarreal, Leganés e Celta, e seus gols contra o Deportiva Minera ou a Atalanta também não ficaram atrás.
E é que o meio-campista sul-americano lidera a classificação de jogadores com mais gols marcados de fora da área nesta temporada na La Liga. Valverde é o primeiro isolado com cinco gols, seguido por outro madridista, Kylian Mbappé, com quatro.
“Desta Vez Não Pensei, Chutei”
Ao final da partida, Valverde falou com os meios de comunicação e expressou sua gratidão ao público apesar dos maus resultados recentes: “Foi uma loucura, muito feliz e orgulhoso do esforço de toda a equipe, muito grato às pessoas porque apesar do que aconteceu no outro dia vieram ao estádio e nos apoiaram do primeiro ao último minuto. Agradecemos o apoio e o carinho que nos dão embora as coisas nem sempre saiam como queremos. Sabíamos que era complicado após a derrota seguir em frente, mas felizes pela vitória e com um gol”.
Posteriormente, explicou como viveu seu gol: “Não pensei muito no final, às vezes penso tanto que fico em dúvida. Desta vez não pensei, chutei. Hoje foi um jogo em que chutei muito a gol, a maioria foi bem, me senti com muita confiança e no final conseguiu entrar“. “Muito orgulhoso, é a base do trabalho e do esforço também, da ajuda dos goleiros que sempre ficam um pouco mais para treinar os chutes e dos treinadores que insistem para que fiquemos para chutar. Hoje deu certo”, acrescentou o uruguaio.
Por fim, Valverde fez um balanço da sofrida vitória da equipe: “Foi um jogo muito difícil, tivemos muita dificuldade em criar jogo no primeiro tempo, gerar ações de gol, mas mudamos a atitude no segundo tempo, a entrega e com a ajuda das pessoas atacamos muito melhor“.